“Oh, como é bom! Viverem unidos num só coração, numa só fé e na mesma missão”.
Foi com este sentimento de comunhão em missão que as comunidades de Timor Leste acolheram com muita alegria no passado dia 13 de agosto de 2023 a Visita Fraterna da Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa, Superiora Geral, que pisou pela primeira vez a terra do sol nascente, onde se encontra uma parcela da Congregação, no longínquo país Timor Leste, na companhia da Irmã Maria da Conceição Fernandes Pena, Segunda Conselheira e Secretária Geral. O objetivo desta visita foi animar, dinamizar e ajudar a reforçar os laços fraternos entre as Irmãs e com o Governo Geral e ao mesmo tempo ver a realidade da missão que as Irmãs vivem, segundo a orientação dos documentos da Congregação. (Cf. o número 243 das Constituições, associado ao número 9.2 do Documento Capitular do XIV Capítulo Geral, 2021).
A vivência desta visita fraterna deixou uma marca positiva na vida de cada Irmã: comunhão na diversidade e união na mesma missão. Ao longo da visita, passando pelas quatro comunidades existentes, as nossas Irmãs, Cacilda Gamboa e Conceição Pena, tiveram oportunidade de poder observar e contactar com a realidade da missão em Timor Leste, através da realização de encontros com as Irmãs de cada comunidade, com os alunos das nossas escolas: Jardim de Infância; (Pré-Escolar); Ensino Básico e ATL; com os utentes idosos e trabalhadores no Centro de Dia; com os Amigos da Irmã Wilson (AIW); com os professors e Antigos Alunos; com as crianças do grupo “Oásis Irmã Wilson” e com as nossas formandas das várias etapas de formação inicial: Aspirantes, Postulantes e Noviças.
Nesta parcela da Congregação as Irmãs continuam a transmitir ao povo Timorense a herança carismática deixada pela nossa Fundadora, a Venerável Irmã Wilson, “Fazendo todo o bem que nos é possível”, concretizado nas nossas presenças nas três dioceses de Timor Leste: Díli, Maliana e Baucau.
O desafio deixado nesta visita foi revitalizar o nosso seguimento de Jesus, segundo o carisma da Irmã Wilson, e partilhar o projeto de vida e missão da Congregação, a exemplo dos primeiros cristãos que tinham um só coração e uma só alma.
O último ato desta visita fraterna, muito significativo para cada uma de nós, foi um ENCONTRO de todas as Irmãs e formandas, das quatro comunidades presentes em Timor, no JARDIM-BASE do monumento a CRISTO REI, em DÍLI.
Cristo Rei que nos chama e nos envia acompanha sempre a nossa vida e missão
Que o nosso lema seja anunciar o amor de Cristo aos irmãos.
Irmã Lucília Rocha