Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

VISITA FRATERNA DO GOVERNO GERAL À MISSÃO DO SOL NASCENTE

“Oh, como é bom! Viverem unidos num só coração, numa só fé e na mesma missão”.

Foi com este sentimento de comunhão em missão que as comunidades de Timor Leste acolheram com muita alegria no passado dia 13 de agosto de 2023 a Visita Fraterna da Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa, Superiora Geral, que pisou pela primeira vez a terra do sol nascente, onde se encontra uma parcela da Congregação, no longínquo país Timor Leste, na companhia da Irmã Maria da Conceição Fernandes Pena, Segunda Conselheira e Secretária Geral. O objetivo desta visita foi animar, dinamizar e ajudar a reforçar os laços fraternos entre as Irmãs e com o Governo Geral e ao mesmo tempo ver a realidade da missão que as Irmãs vivem, segundo a orientação dos documentos da Congregação. (Cf. o número 243 das Constituições, associado ao número 9.2 do Documento Capitular do XIV Capítulo Geral, 2021).

A vivência desta visita fraterna deixou uma marca positiva na vida de cada Irmã: comunhão na diversidade e união na mesma missão. Ao longo da visita, passando pelas quatro comunidades existentes, as nossas Irmãs, Cacilda Gamboa e Conceição Pena, tiveram oportunidade de poder observar e contactar com a realidade da missão em Timor Leste, através da realização de encontros com as Irmãs de cada comunidade, com os alunos das nossas escolas: Jardim de Infância; (Pré-Escolar); Ensino Básico e ATL; com os utentes idosos e trabalhadores no Centro de Dia; com os Amigos da Irmã Wilson (AIW); com os professors e Antigos Alunos; com as crianças do grupo “Oásis Irmã Wilson” e com as nossas formandas das várias etapas de formação inicial: Aspirantes, Postulantes e Noviças.

Nesta parcela da Congregação as Irmãs continuam a transmitir ao povo Timorense a herança carismática deixada pela nossa Fundadora, a Venerável Irmã Wilson, “Fazendo todo o bem que nos é possível”, concretizado nas nossas presenças nas três dioceses de Timor Leste: Díli, Maliana e Baucau.

O desafio deixado nesta visita foi revitalizar o nosso seguimento de Jesus, segundo o carisma da Irmã Wilson, e partilhar o projeto de vida e missão da Congregação, a exemplo dos primeiros cristãos que tinham um só coração e uma só alma.

O último ato desta visita fraterna, muito significativo para cada uma de nós, foi um ENCONTRO de todas as Irmãs e formandas, das quatro comunidades presentes em Timor, no JARDIM-BASE do monumento a CRISTO REI, em DÍLI.

Cristo Rei que nos chama e nos envia acompanha sempre a nossa vida e missão

Que o nosso lema seja anunciar o amor de Cristo aos irmãos.

Irmã Lucília Rocha