Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Visita fraterna à República Democrática do Congo

“A gratidão é a memória do coração”

Do dia 11 ao dia 26 de março de 2023, com grande alegria, recebemos em nossas três comunidades na República Democrática do Congo, RDC, a visita fraterna da Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa, Superiora Geral, e da Irmã Irene Barbosa Moreira, quarta Conselheira Geral.  Estas visitas acontecem para animar e acompanhar as Irmãs em sua vida e missão concreta em cada comunidade. Foi também uma boa oportunidade de as Irmãs contatarem diretamente as realidades da nossa missão, bem como a autoridade da Igreja particular em Kinshasa,  o senhor Cardeal Fridolin  Ambongo Besungu, os senhores párocos e as pessoas que se relacionam com as Irmãs no Congo. São muitos os sentimentos que invadem os nossos corações neste momento, o maior deles, porém, é o da gratidão. Nós, Irmãs que estamos nas três comunidades da RDC, estamos profundamente agradecidas às Irmãs por tanto apoio, ajuda, colaboração para o bem de cada Irmã, para o nosso crescimento humano e espíritual.

O nosso olhar, neste momento, torna-se cheio de luz e revigoramento! Depois de tanto caminhar nesta missão e agora receber este apoio fraterno onde tivemos a graça de parar para recuperar as forças e continuar o caminho com fé. Em tudo isso podemos contemplar a mão providente de Deus agindo na história! Depois desta visita, continuamos a nossa caminhada mais confiantes, certas de que tudo está nas mãos de Deus! Pedimos a graça de continuar com muita esperança, renovadas pela constante ação do Espírito Santo em cada Irmã, em cada comunidade e na missão na RDC. Com certeza, surgirão muitos frutos nesta terra de “diamante”, e assumiremos com mais coragem e destemor as novas formas e os desafios de Evangelizar. Como a Boa Mãe nos ensina: “Façamos todo o bem que nós é possivel”. Prosseguimos sem medo de avançar com novos métodos e novos caminhos para continuarmos fazendo desta terra, um lugar de missão e do anúncio: “Ide e anunciai” (cf Mc 16,15), pois sabemos que muitas pessoas ainda precisam fazer experiência de Jesus em suas famílias e comunidades.
Juntos não cansaremos de agradecer a Deus por Sua Graça e Seus Dons! Felizes entoaremos louvores ao nosso Deus! Senhor, tivemos a oportunidade de receber esta visita, que nos fortificou na missão, na união e no amor fraterno, e como foi bom sentir que nos amamos e vivemos juntas na barca e na missão de Jesus, apesar das dificuldades encontradas na realidade da missão. Tivemos medos, incertezas, problemas, mas estamos aqui, só temos que agradecer por estarmos vivas e dispostas a recomeçar! Não queremos o desânimo, queremos um coração capaz de vibrar, queremos a fortaleza dos que não se abatem e a sabedoria dos que experimentam o novo, sempre com um singelo sorriso!
Obrigada, meu Deus pela Tua grandeza, Teu amor, incondicional! Obrigada pelo povo da RDC que acolheu tão bem as nossas Irmãs Superioras, pela atenção e acolhimento dos senhores párocos, das várias pároquias onde estamos inseridas. Louvado sejas eternamente!

Por tudo, um seja por caridade às nossas Irmãs. Pedimos a Deus que nos mantenha perseverantes e fiéis! E que Nossa Senhora do Congo com o Seu Filho Jesus abençoe a todas nós e nos conceda saúde, paz e prosperidade! Muito obrigada!

Ir. Juliana Araujo

 

PARTILHA