Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Visita fraterna a Londres

Com muita alegria a nossa Comunidade de Nossa Senhora das Vitórias, Londres, recebeu a nossa querida Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa, Superiora geral, durante alguns dias do mês de maio de 2024. A sua visita fraterna foi uma presença marcante para as Irmãs e também para os Leigos simpatizantes e Amigos da Irmã Wilson.

Com a graça a Deus, tudo correu segundo a vontade do Pai, e realizamos os planos que programamos, momentos de oração, reunião comunitária onde refletimos sobre a vida fraterna, orientadas pela Irmã Superiora geral, que nos foi conduzindo a uma revisão de vida, alimentando o desejo de melhorar, de retomar a nossa vida fraterna, sempre imperfeita, mas também sempre em construção, tanto na dimensão humana como na espiritual. Refletimos ainda outros assuntos dos documentos da Congregação.

Na presenca da Irmã Superiora geral alguns simpatizantes da AAIW fizeram o seu compromisso integrado na Celebração Eucarística presidida pelo Reverendo Padre Claúdio dos Reis da Capelania Portuguesa em Londres, que pertence a família da Associação dos Amigos da Irmã Wilson. Deste modo, continuamos a espiritualidade e o carisma que o Senhor concedeu à nossa querida Boa Mãe Fundadora, dilatar o Reino de Deus a todos.

Foi uma história marcante, pois o primeiro grupo de Amigos da Irmã Wilson, aqui em Londres, fez o seu compromisso, neste lugar onde a nossa Fundadora viveu, estudou, trabalhou e visitou vários lugares históricos.

A Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa teve uma audiência com o Father Slawomir Witoń, Dean. E teve uma audência também com a sua Eminência Cardeal Vicente Nichols.

O passeio fraterno da Irmã Cacilda com a comunidade foi nos lugares onde a Irmã Wilson trabalhou como enfermeira, no Hospital de São Jorge, depois seguimos para uma igreja de São Paulo, Igreja Anglicana, perto do Hospital. Em seguida fomos visitar a Igreja de Nossa Senhora das Vitórias em Kensingtom. Rezamos aí e depois passamos em kesingtong place, lugar onde as Princesas da Inglaterra viveram, vivem e viverão.

Como São Francisco de Assis, contemplamos as belezas da natureza que o Senhor nos oferece desde os animais, as plantas, as flores, várias pessoas, aliás várias culturas, mas todos vivem em harmonia. Também visitamos Buckingham palace onde o Rei Charles III vive, Big Beg, London Eye, Abadia Westmister, Tower Bridge, o Castelo onde se guarda as riquezas dos Reis e das Rainhas do Reino Unido, e por fim a nossa Igreja Westminster Catedral.

Bem haja, querida Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa, pela sua visita fraterna em nossa comunidade, foi um tempo de graça para todos nós. Um abraço fraterno de paz e bem.

Londres, 2 de junho de 2024.

Irmã Jesuína Maria Correia da Silva

Testemunho do Diácono António Manuel Silva de Almeida

Paz e Bem,

Queridas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.

É com palavras de alegria e de gratidão, por ao longo de já muitos anos serem um rosto fiel, terno e dedicado na pastoral na Missão Católica na comunidade outrora Stockwell agora Clapham e Brixton.

O Compromisso das Irmãs e irmãos dos Amigos da Irmã Wilson em Londres no dia 10 de Maio de 2024 foi um momento inesquecível e singular, uma experiência maravilhosa que ficará para sempre em nossos corações.

E que é fruto de muito trabalho, dedicação, oração e amor das queridas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.

A presença da nossa querida Superiora Geral, Irmã Cacilda Gamboa, foi um momento de graça, que veio enriquecer ainda mais este momento de luz, partilha e fraternidade.

A sua presença e palavras afáveis e amigas que nos deixou, refletem a beleza e o carisma espiritual das Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, palavras que ficarão para sempre gravadas nos nossos corações.

É maravilhoso e memorável ver nascer, na terra de origem da nossa querida Venerável Boa Mãe, o primeiro grupo de Amigos em Londres.

Este compromisso dos Amigos da Irmã Wilson no grupo de oração de Brixton foi um momento de graça, de alegria e de paz, que nos veio dar consistência e crescimento espiritual.

A nossa profunda gratidão às nossas queridas, incansáveis e dedicadas Irmã Fátima e Irmã Jesuina, que sempre nos foram animando e orientando neste maravilhoso ideal até chegarmos aqui.

A minha gratidão a todas as Irmãs e irmãos, Amigos e Simpatizantes deste grupo de oração pelo seu compromisso e por toda a dedicação e esforço que fizeram para que este belo momento fosse possível.

Foi uma cerimónia simples e singela, mas profunda com a santa Missa, enriquecida pelos símbolos recebidos e que foram expressão e sinal de muita dedicação e amor.

Este compromisso foi uma graça e um dom de Deus em nossas vidas, o qual queremos viver, honrar e partilhar.

Que a Venerável Mary Wilson interceda por nós.
Que Nossa Senhora das Vitórias nos proteja.
E que São Fancisco de Assis nos inspire.
Luz e Vida.
Amen.

PARTILHA