Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Visita Fraterna à India – Delegação de São Francisco de Assis

No dia 2 de maio de 2023 a Irmã Maria da Conceição Fernandes Pena, Segunda Conselheira e Secretária Geral viajou para a India, onde chegou na manhã do dia 3 de maio, em visita fraterna às Irmãs da Delegação de São Francisco de Assis, naquele país. Acompanhou as Irmãs que já estavam reunidas em retiro anual, na comunidade Mary Jane Wilson em Chellanam, e esteve presente no encerramento do mesmo, no dia 7 de maio.

No dia 9 de maio orientou um encontro de reflexão, para todas as Irmãs da Delegação, sobre alguns temas de Espiritualidade referentes ao ano que estamos a viver: os 150 anos da Conversão da Irmã Wilson à Igreja Católica. Assim o tema apresentado foi: 150 anos de fé procurada, vivida e partilhada. A 10 maio realizou um encontro com as Irmãs Juniores e recebeu a renovação de Votos de um grupo de 4 Irmãs juniores da Delegação.

No dia 11 de maio reuniu-se com as Irmãs de Votos Perpétuos da Delegação, para um encontro de reflexão sobre a dinamização das comunidades, da formação inicial e permanente e da pastoral vocacional, tendo por base alguns números das Constituições da Congregação e do Plano Geral de formação.

No dia 12 maio viajou para Tamilnadu, Comunidade de Nossa Senhora das Vitórias, Kuruvikulam, acompanhada pela Irmã Jincy Joseph Katittukattu, Superiora Delegada e pela Irmã Fathima Mary Selvaraj, Segunda Conselheira e Ecónoma da Delegação e outras Irmãs.

Durante a estadia em Tamilnadu visitou a referida comunidade e a paróquia, cumprimentou o pároco e outras pessoas ligadas à missão das Irmãs, nomeadamente ao sector da educação. Também visitou alguns familiares das nossas Irmãs, suas paróquias e respetivos párocos.

Na tarde do dia 15 de maio viajou para Santhanpara, Comunidade de São Francisco Xavier, acompanhada pela Irmã Jincy Joseph Katittukattu, Superiora Delegada. Aqui visitou as Irmãs da comunidade e pode conhecer a missão que realizam. Cumprimentou o pároco e visitou alguns familiares das nossas Irmãs naturais daquele lugar. Teve também a oportunidade de conhecer um pouco as paisagens de Munnar, com os seus campos de chá.

No dia 18 de maio acompanhou mais um grupo de 4 Irmãs juniores da Delegação em reflexão e oração na Comunidade de Chellanam e recebeu a renovação de votos.

O dia 19 de maio foi dedicado ao encontro com as Irmãs Noviças e sua formadora.

Durante a sua estadia na India a Irmã Conceição Pena teve algumas reuniões de trabalho com as Irmãs do Governo da Delegação, realizou trabalho mais diretamente ligado ao sector da Secretaria e Arquivo com a Irmã Secretária da Delegação e pode contactar com a vida e missão de algumas das Comunidades da Delegação neste país. Regressou a Portugal no dia 24 de maio.

PARTILHA