“Que a vossa Fé seja a vossa Cultura”
Eis o tema da visita apóstolica de Sua Santidade o Papa Francisco de 9 a 11 de setembro de 2024 a Timor Leste.
Acerca deste tema, o Papa falando aos bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, consagradas, seminaristas e catequistas, reunidos na catedral de Dili, disse: “Não vos descuideis de aprofundar a doutrina do Evangelho, de amadurecer a partir da formação espiritual, catequética e teológica; porque tudo isto serve para anunciar o Evangelho nesta vossa cultura e, ao mesmo tempo para a purificar de formas arcaicas, por vezes superticiosas. A pregação da fé deve inculturar-se na vossa cultura, e a vossa cultura deve ser evangelizada”.
Foi uma visita vivida com muita alegria, entusiasmo e cheia de emoções do povo timorense, inclusive das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias presentes nessa ilha de “sándalo”.
Nós, as Irmãs Vitórianas em Timor Leste, participamos em todas as atividades que nos foram permitidas. No dia 9, fomos todas ao aeroporto esperar a chegada do Santo Padre. Embora não o pudéssemos ver de perto, não faltou a alegria de poder estar no meio milhares de pessoas à beira da estrada esperando a sua passagem.
No dia seguinte, tivemos de estar muito cedo na catedral de Dili, às 5 horas da manhã porque houve um encontro com a Sua Santidade às 9h30 e as portas iam fechar às 7h. Acordamos muito cedo, mas ninguém se queixou. Neste encontro na catedral, entre muitas coisas que o Santo Padre disse, pediu à nós religiosas para sermos “mães” dizendo: “Irmãs, sede mães do povo de Deus; animai-vos em “dar à luz” às comunidades. Sede mães! É o que vos peço”.
Saindo da catedral, caminhamos em direção a “Tasi tolu”, o lugar da celebração Eucarística, debaixo do sol abrasador de Timor. Juntamente com cerca de 600 mil pessoas, ficamos à espera da hora da Eucaristia que foi às 16h30. Sentia-se o calor do sol, mas o que sobresaiu foi o calor da fé das pessoas que se encontravam ali para participar na celebração Eucarística presidida pelo Papa Francisco. Foi um dia vivido intensamente. Nesta celebração, nós as Irmãs, ajudamos na distribuição da sagrada comunhão ao povo de Deus.
Chegamos a casa perto da meia noite, mas todo o cansaço foi recompensado pela paz e felicidade trazida pela presença e mensagens ricas do Vigário de Cristo.
Agora fica o desafio para aprofundar e pôr em prática as mensagens do Santo Padre destes três dias em Timor Leste.
E estamos muito gratas pela experiência inesquecível da presença do Papa nesta pequena ilha. Que esta visita de Deus dê muitos frutos na vida de todo o povo timorense.