Na Legenda Maior, escrita por são Boaventura, encontramos o relato dos estigmas em São Francisco de Assis, numa experiência mística: “estando próxima a festa da Exaltação da Santa Cruz”, o santo fundador dos franciscanos estava rezando, quando viu descer do céu um serafim com seis asas esplêndidas.
Apareceu então um personagem entre as asas: era um homem crucificado, com as mãos e os pés estendidos e presos a uma cruz. Duas asas se erguiam por cima de sua cabeça, duas outras desdobradas para o voo e as duas outras cobriam-lhe o corpo”. Nesta Legenda Maior, São Boaventura, capitulo XIII, n° 05, expressa: “Francisco, o homem angélico desceu do monte, trazendo consigo à imagem do crucificado, não escupida em tábuas de pedra ou de madeira pela mão de um artífice, mas desenhada nos membros do corpo pelo dedo de Deus vivo”. Deste modo o monte Alverne tornou-se o lugar aonde o amor se encontrou com a dor, uma vez que francisco pediu para experimentar no seu corpo aquele amor tao intenso que jesus Cristo tem por nós, que O levou a enfrentar a Paixão e a Morte de Cruz para a nossa salvação.
Em Gálatas 6: 17, o apóstolo diz: “trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. Hoje somos todos nós chamados a amar e a abraçar a Cruz em nosso dia a dia, sendo o sinal estigmatizado do próprio Salvador para colaborar com Ele na salvação do mundo. As marcas dos estigmas não são somente um encontro místico, mas a impressão do amor misericordioso de Deus por nós. A experiência dos estigmas de Francisco, demonstra uma íntima união de amor com o mistério divino, transmitindo dessa forma a presença atuante do Cristo Pobre e Crucificado em nossas vidas.
Ao celebrar a solenidade do seráfico pai Francisco neste ano do centenário dos 800 anos dos estigmas, pedimos ao Senhor por intercessão deste grande santo, que abençoe toda a Igreja, toda a Família Franciscana e a cada pessoa que olha para Francisco de Assis, como exemplo de um homem profundamente apaixonado por Jesus Cristo e, por isso, tão identificado com Ele, para que, por Sua graça, sejamos nós também abrasados neste fogo de amor por Jesus Cristo e pelo seu projeto salvador e, vivendo mais santamente neste mundo, anunciemos com a nossa própria vida a Boa Nova do Reino de Deus, sobretudo para os que mais sofrem com os estigmas dos nossos tempos.
E viva São Francisco de Assis! Para comemorar esta solenidade, as nossas aspirantes da DSFA, India, fizeram uma linda dança, que você pode apreciar a seguir: