Os sacerdotes da paróquia São José convidaram-nos para ajudar na missão durante a semana santa. E fomos as três Irmãs: Isabel Francisco Munguambe, Anabela da Silva Botão e Santina Salsinha Sarmento.
A missão que fizemos durante esses dias foi visitar as famílias dos doentes de cada comunidade da Paróquia, além disso visitamos o Lar das crianças e a casa de acolhimento de doença psiquiátrica. Durante o tempo da visita lemos a Palavra do Senhor e fizemos as partilhas, juntamente com as famílias que visitamos e no fim aspergimos as casas com água benta .
Esta experiência para mim foi muita rica e bastante diferente de todas outras semanas, não foi uma semana qualquer. Uma semana em que, movidas pelo Mistério Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e cheias de zelo pela causa do Reino, tocamos o corpo dos nossos irmãos sofredores.
Os frutos que colhi desta missão foram fidelidade e gratidão, pois durante essa visita vi e observei cada pessoa que sofria alguma doença, algumas delas muito debilitadas e enfraquecidas. Alguns ainda com o corpo cheio de feridas, os que nem podiam se mexer, mas o coração de cada um deles estava sempre ligado em Deus, vi no rosto deles um sorriso e escutei a palavra de cada um, expressando sua gratidão a Deus. Porque eles reconheceram que a semana santa é uma semana diferente, uma semana na qual celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, e com a nossa visita eles sentiram que estavam a viver mais próximo a Paixão de Jesus em sua dor. No entanto, refletiram que o sofrimento de Jesus foi muito mais do que sofrimento deles, e assim agradeceram a misericórdia de Deus para com eles, pois somente a providência de Deus pode consolar o seu sofrimento.
Esta experiência me ajuda a viver a minha vocação no dia a dia com mais gratidão e fidelidade, em todos os momentos: no tempo da alegria, na dor, na tristeza, na tempestade, na desilusão, em meio aos desafios da vida, no sofrimento, na escuridão e na confusão. Pois esses momentos me oferecem a oportunidade de crescer cada vez mais na busca de Deus e sentir a sua presença amorosa, e me ensinam o caminho do amadurecimento na fé cristã e na Vida Religiosa e também me fazem experimentar cada vez mais o amor de Deus em minha vida.
Irmã Santina Salsinha Sarmento