Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada de 18 a 25 de janeiro de 2023, no hemisfério norte, com o tema: “Aprendei a fazer o bem, buscai a justiça” (Is 1,17). Uma iniciativa ecumênica em que os cristãos de todo o mundo, pertencentes a diversas tradições e confissões, reúnem-se espiritualmente em oração pela unidade da Igreja. O subsídio da semana atualiza assim a passagem de Isaías, que no seu tempo, desafiou o povo de Deus a aprender a fazer o bem juntos; a buscar juntos a justiça, a ajudar juntos os oprimidos, a proteger os órfãos e defender as viúvas juntos. O desafio do profeta aplica-se também a nós hoje: como podemos viver a nossa unidade de cristãos para enfrentar os males e as injustiças do nosso tempo? Como podemos empenhar-nos no diálogo e crescer na recíproca consciência, na compreensão e partilha das experiências vividas? A nossa oração e o nosso encontrar-nos com o coração têm o poder de nos transformar, como indivíduos e como comunidade. Somos convidados a nos abrir à presença de Deus em cada encontro, enquanto pedimos a graça de ser transformados, de desmantelar os sistemas de opressão e de curar do pecado do racismo. Juntos, nos empenhar na luta pela justiça em nossa sociedade. Todos nós pertencemos a Cristo.

Depois do Angelus de domingo, 15 de janeiro de 2023, o Papa Francisco, recordando este tempo ecumênico, anunciou um novo evento: “Agradecemos ao Senhor que com fidelidade e paciência guia o seu povo rumo à plena comunhão, e pedimos ao Espírito Santo que nos ilumine e sustente com os seus dons. O caminho para a unidade dos cristãos e o caminho de conversão sinodal da Igreja estão ligados. Por isso, aproveito esta ocasião para anunciar que sábado, 30 de setembro próximo, na Praça São Pedro, acontecerá uma Vigília ecumênica de oração, com a qual confiaremos a Deus os trabalhos da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Para os jovens que virão à Vigília haverá um programa especial em todo aquele fim de semana, preparado pela Comunidade de Taizé. Desde já, convido os irmãos e irmãs de todas as confissões cristãs a participar desta reunião do Povo de Deus”.

A nossa Congregação tem dois grandes modelos que nos estimulam à oração e ao compromisso pela unidade dos cristãos: Francisco de Assis e a nossa Fundadora Mary Jane Wilson. O texto de São Boaventura tem a finalidade de mostrar um Francisco de Assis desejoso de testemunhar Cristo e narra sob a sua ótica o modo religioso do encontro entre Francisco e o Sultão. O que acontece realmente é que mais do que pregação os dois pedem a Iluminação do coração e não a conversão a uma determinada religião e saem em paz, sem conflitos. E Mary Jane Wilson, por sua vez, nasce e cresce na religião anglicana onde aprendeu os valores fundamentais da fé, herdou um forte espírito e caráter que a levou a amar a Deus, com todo o seu coração, e a colocar a sua vida ao serviço do Reino até ao ponto de iniciar uma Congregação Religiosa, assim tornou-se para nós modelo de mulher ecumênica, numa vida pautada pela comunhão e pela unidade.