Mais uma vez me encontro, neste mundo, a desejar-te toda a alegria e bênção no teu aniversário. Que os mais preciosos dons do Céu venham sobre ti, durante o percurso desta vida, e, no seu termo, uma entrada segura nos seus benditos umbrais (CIW 113).

Há bem poucos dias iniciamos o novo ano civil 2025 carregado de celebrações que irão marcar profundamente a nossa caminhada espiritual, quer ao nível da Igreja universal com a Celebração do Jubileu Ordinário da Redenção, que nos convida a ser portadores da Esperança; quer ao nível da Família Franciscana com a celebração do VIII Centenário do Cântico das Criaturas e quer ao nível da Congregação com a celebração dos 141 de Fundação da Congregação.
Celebrar o aniversário é sempre motivo de alegria, de gratidão e de louvor ao Senhor, em reconhecimento de tantas graças e bênçãos recebidas da parte do Altíssimo. Amanhã dia 15 de Janeiro a Congregação celebra 141 anos de Fundação; de vida doada e partilhada na evangelização dos povos, na promoção espiritual e humana das pessoas mais vulneráveis, nas várias áreas sociais, tendo sempre presente o mais urgente e necessário… por tudo demos graças ao Senhor que tem conduzido a nossa vida e caminhada congregacional até aos nossos dias.
Louvemos sem cessar o Senhor por tantas maravilhas e benefícios com que o Senhor nos tem agraciado ao longo da nossa história como Congregação. Quanto empenho, quantas vidas doadas, quantos sacrifícios, quantas alegrias, lutas, dedicação, vitórias, decepções, sofrimentos, quantas vidas sacrificadas por amor dos mais fragilizados e excluídos da sociedade, quanto amor pelo Carisma e Espiritualidade deixada pela Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson e por nós herdado. Por tudo vai a nossa honra e glória à Santíssima Trindade.
Convido-vos irmãos a unirem-se à nossa família Congregacional, pois como nos ensinou a Venerável Irmã Wilson, todos os acontecimentos da vida são bênçãos que caem da mão de um Pai que nos ama infinitamente e tudo faz para a nossa eterna felicidade, (cf CIW 90).
No passado dia 11 de Janeiro de 2025, no Santuário de São Damião, Assis, Itália, teve lugar o início das comemorações do VIII Centenário do Cântico das Criaturas. Como filhas de São Francisco e de uma grande Franciscana, a Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson e como membros da Família Franciscana, ao celebrarmos este centenário aprimoremos e fomentemos a sensibilidade à mãe natureza e ao cuidado da casa comum, contribuindo para um ambiente mais saudável, segundo o nosso espírito franciscano (cf Doc Cap 2021 nº 8.9); que os elementos da natureza sejam um livro de oração como eram para São Francisco e para a Irmã Wilson.
Com o nosso Pai São Francisco de Assis possamos, ao longo deste ano e sempre, louvar o Senhor pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa, e produz variados frutos, com flores coloridas, e verduras; por aqueles que perdoam por seu amor e suportam enfermidades e tribulações, por aqueles que as suportam em paz, por nossa irmã a morte corporal, à qual nenhum homem vivente pode escapar… Louvamos e bendizemos o Senhor, e demos-lhe graças e sirvamo-lO com grande humildade (cf Cântico da Criaturas).
E com a Venerável Irmã Wilson, grande amante e admiradora da natureza, nutramos também nós o amor e o zelo pela natureza. Umas das coisas que fez a Irmã Wilson permanecer na Ilha da Madeira foi o seu encanto pela natureza; quantos pensamentos encontramos nos seus escritos indicadores da sua observação e paixão pela natureza… “a minha alma está mergulhada num oceano de paz (TD 13); assim como o fogo consome a lenha, assim também o amor de Deus consome os nossos pecados (VTC 79); devemos ser firmes no amor de Divino como um ilhéu no meio do oceano, batem de todos os lados tempestades, e fica sendo sempre ilhéu…” (VTC 128); “Pela manhã, devemos contemplar a Deus ao levantar da cama, vendo a luz do dia ou olhando para a natureza. Tudo nos fala do poder do nosso criador” (MIC 166 in VTC 190).
Com a certeza de que a Venerável Irmã Wilson não está parada no Céu, peço a sua intercessão junto de Deus para toda a nossa Congregação, membros da Associação Amigos da Irmã Wilson, benfeitores, colaboradores e todos os admiradores desta santa e grande mulher.
O Senhor vos abençoe na alma e no corpo; e vos guarde de tudo o vos possa fazer mal ou separar d’Ele e vos conduza à salvação nos braços do Seu amor. E Nossa Senhora vos dê a vitória sobre o mal e a sua protecção. Amén.
Maputo, 15 de Janeiro de 2025.
Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa
Superiora Geral