NOTÍCIAS

PARTILHA

Retiro Espiritual na Ilha da Madeira, Província Coração de Maria

Retiro Espiritual na Ilha da Madeira, Província Coração de Maria

De 23 a 27 de março de 2024, várias Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias fizeram o seu retiro anual no Centro de Espiritualidade, no Santo da Serra, Madeira, local onde viveu a Venerável Irmã Mary Wilson.

O tema do retiro foi: os votos, caminho de felicidade. Assim, segue uma breve partilha:

A castidade perfeita só é possível porque um amor maior e melhor me levou ao deserto e seduziu o coração. O convite vinha de Cristo, meu tesouro, por isso fui capaz de renunciar a tanta coisa boa como o casamento, a família, a proximidade e intimidade de alguém concreto, para amar Jesus e os seus preferidos, os pobres e simples deste mundo. Porque acredito naquele que me chamou, sou capaz de renunciar a tanta coisa boa.

A tua pobreza tem a sua maior vivência e expressão na renúncia interior. A tua maior pobreza é despojar-te de ti. Na pobreza do ser, a correção única que se impõe é só dar mais e melhor. Lembra-te que o máximo das tuas renúncias está na pobreza de não ser. Aceitas as tuas limitações e fracassos sem rancores e azedumes de mau rico. Sentes o gosto inédito da pobreza envergonhada, a pobreza e vazio de não ser pobre. Se a tua pobreza te exalta já não és pobre, mas rica. Desfaze-te de ilusões, que guardas como tesouros. Quem tem muitas desilusões é sinal de que está cheio. Fazemo-nos pobres para dar e não para receber. A nossa pobreza constante está em dever-nos aos outros.

A perfeição da tua obediência passa pela comunidade. A relação com os outros e a dependência deles faz parte integrante do teu ser obediente e realização pessoal. Na busca comunitária da vontade de Deus purificas os olhos para ver mais longe. Escutando e dialogando te desinstalas das tuas frágeis seguranças e posições adquiridas, para que se faça a vontade de Deus e não a tua. Não há em ti gesto ou instante que não seja obediente, o gosto de fazer a vontade do Pai. Encarnaste a obediência, como Cristo, em fidelidade concreta, aqui e agora, sempre em diálogo e busca permanente. Para além de ser uma situação concreta ou hora de ponta, a obediência é vida.

PARTILHA