Estamos a viver o santo tempo da Quaresma, o qual nos convida a entrar no mais profundo do nosso coração, tomar consciência da nossa dignidade como povo de Deus como nos fala uma das leituras de Laudes a fim de sermos cada dia melhores: “Nós somos, Senhor, o vosso povo e a vossa herança. Estejam os vossos olhos abertos às súplicas do vosso servo e do vosso povo de Israel, e ouvi-nos quando Vos invocamos. Porque Vós nos escolhestes entre todos os povos da terra para sermos a vossa herança”. (1 Reis 8, 51-53a)
Portanto, uma vez que fomos escolhidos por Deus, importa-nos viver a gratidão pelo seu amor de predileção e deixar que Ele nos converta para sermos mais parecidos com Jesus Cristo, em nossas atitudes e sentimentos. A Palavra de Deus é muito rica e toca os nossos corações para buscarmos o Senhor com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todas as nossas forças através da oração, bem como para a prática da caridade e do jejum.
Este tempo nos convida a sermos sensíveis às mais variadas formas de pobreza que percebemos neste mundo pós-moderno e fazer algo mais pelos nossos irmãos e irmãs que sofrem.
Que esta oração nos ajude a bem vivermos este tempo de graça: Senhor nosso Deus, que amais a inocência e a restituís aos que a perderam, dirigi para Vós os corações dos vossos servos pelo fervor do Espírito Santo, para que sejam firmes na fé e eficientes nas boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem