“Quem nos separará do amor de Cristo!
Em tudo somos mais que vencedores.” Rm 8, 35.37
No dia 26 de Maio de 2024, realizou-se a cerimónia da Profissão Perpetua da Irmã Brígida Marcos Estefânio, na Diocese de Tete, Paróquia de São Pedro Claver – Domué, integrada na celebração Eucarística dominical da Solenidade da Santíssima Trindade, presidida por Sua Excelência Dom Diamantino Gaupo Antunes, Bispo Ordinário da Diocese de Tete.
A Irmã Brígida, movida pelo lema por si escolhida “Quem nos separará do amor de Cristo! Em tudo somos mais que vencedores” tirada da Carta aos Romanos 8, 35.37, avançou com alegria e determinação para o altar do Senhor entoando o cântico de entrega ao Senhor “Vem filha, vem…vem predilecta”, onde nas mãos da Irmã Regina Ambrósio Caiato, Superiora Provincial, da Província de Nossa Senhora de Fátima, comprometeu dedicar toda a sua vida ao serviço do Senhor e dos Irmãos, mediante a profissão dos Votos de Castidade, Pobreza e Obediência.
Este acto foi testemunhado por diversas Irmãs da nossa Congregação e de outros Institutos Religiosos, Sacerdotes, Membros da Associação Amigos da Irmã Wilson, familiares da professanda e muitos fieis.
Que o sim definitivo da Irmã Brígida à proposta de consagração religiosa seja semente de novas vocações, e que o testemunho de quem abraça radicalmente o Reino de Deus inspire outras jovens a seguirem o mesmo caminho.
Ir. Josina Amade
MENSAGEM DE AGRADECIMENTO POR OCASIÃO DA PROFISSÃO PERPÉTUA
Sua Excelência Reverendíssima Senhor Bispo Dom Diamantino Antunes Guapo.
Reverenda Irmã Regina Ambrósio Caiato, Superiora Provincial da Província de Nossa Senhora de Fátima e o seu Conselho.
Reverendos Sacerdotes e reverendas Irmãs Religiosas de diferentes Congregações, queridas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias. Queridos pais, amigos, muito querida família, queridos irmãos em Cristo nosso Senhor. “Quem nos separará do amor de Cristo? Pois em tudo, somos mais que vencedores, graças Aquele que nos amou”. Rm 8
Com estas palavras começo a dar graças ao Senhor, autor da vida, pelo dom da vocação religiosa. Agradeço o Seu amor infinito que cada dia se manifesta na minha vida. São tantas as graças que eu não posso contar que o Senhor derrama sobre mim. Neste dia tão especial para mim, dou graças ao Senhor, pelo seu grande amor que manifestou e continua a manifestar a cada dia e a cada instante na minha vida e de modo muito particular na caminhada durante este tempo do percurso formativo, desde o ano de 2010 até hoje.
Durante este tempo, as dificuldades não me faltaram, mas pude aprender a transformar as dificuldades em oportunidades para o meu crescimento humano e espiritual.
De todo o coração, Senhor, eu Vos dou graças pelas maravilhas que realizastes em minha vida e pela minha Consagração Definitiva que acabou de se realizar hoje, dia 26 de Maio de 2024, Solenidade da Santíssima Trindade. Na presença dos Anjos, dos Santos e perante a Igreja Vos hei-de cantar, adorar e louvar o Vosso nome pela Vossa bondade e fidelidade, porque exaltastes acima de tudo o Vosso nome e a Vossa promessa. Quando Vos invoquei, me respondestes, aumentastes a fortaleza da minha alma. Por isso, Senhor eu estou grata por me terdes escolhido para participar da Vossa missão e pelas inúmeras bênçãos recebidas ao longo da minha caminhada vocacional.
Agradeço de coração a toda minha família e aos meus pais, Marcos Estefânio e Estefânia Marcos, que serviram de instrumentos da presença divina em minha vida, pelo apoio e incentivo. Que o bom Deus vos recompense.
Agradeço também ao senhor Bispo Dom Diamantino Antunes Guapo pela disponibilidade de aceitar com muita prontidão de vir celebrar esta Eucaristia.
A minha gratidão também se estende a todas as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que me ajudaram a crescer na vivência do carisma, da espiritualidade e da missão específica a nós concedida. De modo especial, obrigada Irmã Regina Ambrósio Caiato, Superiora Provincial e o seu conselho, aqui presente, que desde o dia em que bati a vossa porta me acolhestes com muito carinho e amor, e em diferentes comunidades recebi de vós os valores para ser verdadeira Irmã Vitoriana. Agradeço ao grupo Amigos da Irmã Wilson que vieram testemunhar este ato que é muito importante na minha vida. Deus vos abençoe.
Agradeço as minhas formadoras que desde a etapa do pré Aspirantado me acompanharam, representadas pela Irmã Teresa Baloi. Agradeço aos Diretores espirituais que ao longo desta caminhada, foram me indicando o caminho para trilhar com amor e paciência. Deus vos abençoe.
A minha gratidão à nossa Paróquia de são Pedro Claver na pessoa do nosso Reverendo Padre Vishal vigário paroquial, a paróquia de São Francisco de Sales Chipindu na pessoa do Reverendo Padre Linus, as Reverendas Irmãs Pequenas Missionárias da Imaculada Conceição que contribuíram na preparação e dinamização deste momento. Deus vos abençoe. Agradeço a toda comunidade paroquial, os animadores, os jovens, as crianças e as mamãs.
Sou agradecida pela presença de todos e de cada um, Sacerdotes, Religiosos/as, amigos/as e Família Vitoriana por estarem aqui para testemunhar e compartilhar este momento significativo em minha vida. A vossa presença ilumina e dá significado de fé e reconhecimento e me diz que me devo me empenhar com mais generosidade e confiança na missão recebida de Deus. Muito obrigada!
Ao grupo coral, dançarinos e mamãs, a minha gratidão, pois animaram com tanto entusiasmo esta celebração, ajudando-nos a elevar a nossa oração ao Senhor, como incenso.
A minha caminhada não termina aqui, mas começa. Portanto, conto com a oração e apoio de todos, eu também prometo a minha humilde oração para cada um de vós. Como São Paulo digo:
Lanço-me em direção à meta, em vista do prémio que nos está reservado no céu. (Cf. Fl 3, 13-14)
Que São Francisco de Assis, a Venerável Irmã Wilson, nossa Fundadora, e Nossa Senhora das Vitórias me ensinem a ser fiel e atenta a voz do Senhor até ao fim.
Muito obrigada, mercibucu, ninotamala, natenda, kinochukuru, asante sana. Zikomo kwambiri.
Dómuè, 26 de Maio de 2024.
Ir. Brígida Marcos Estefânio