De 31 de julho à 6 de agosto de 2024, 42 Irmãos e Irmãs da Família Franciscana de várias Congregações, leigos e amigos da Irmã Wilson, fizeram uma peregrinação a Assis, Itália. Por ocasião dos centenários franciscanos, esta grande Família, de 2023 a 2026, vai celebrar um “Centenário Franciscano”, articulado e celebrado em vários centenários, recordando: os 800 anos da Regra Bulada e o Natal de Greccio (2023), os Estigmas (2024), o Cântico das Criaturas (2025) e a Páscoa de Francisco (2026).
Segue o testemunho da peregrina Irmã Gilda Abreu Rodrigues, Franciscana de Nossa Senhora das Vitórias: A Cidade de Assis é praticamente sinónimo de santidade. Inúmeros peregrinos vêm ao Berço da espiritualidade Franciscana para buscar inspiração nos numerosos locais dentro e fora de Assis.
«Ao fazermos este caminho em grupo, permitiste-nos descobrir a alegria de ter alguém que caminha connosco… é a beleza da vida em Fraternidade!»
Visitamos vários lugares onde S. Francisco viveu: lugar do nascimento, os ermitérios as Igrejas e as Basílicas e Santuários. Ver realmente os lugares faz-nos compreender de maneira diferente a humildade, pobreza e a simplicidade de São Francisco.
Foi uma graça irmos à raiz da nossa espiritualidade. Compreendemos melhor o mundo e a audácia de deixar tudo para seguir a Cristo.
No monte Alverne, Francisco se recolhia em grupo e pessoalmente, para rezar com os seus companheiros mais próximos. Aqui o peregrino pode mergulhar no clima de profunda oração, em que Francisco e os seus primeiros companheiros viviam, num lugar onde toda a criação nos fala de Deus.
Nesta peregrinação tivemos a graça de ver o túmulo de Carlo Acutis, um jovem de 15 anos que teve uma vida semelhante a de São Francisco no que diz respeito a simplicidade e sobriedade do seu estilo de vida. Hoje é conhecido como o Padroeiro da Internet.
Enfim, agradeço a Congregação por esta oportunidade onde aprofundei mais e melhor a nossa espiritualidade.