Neste mês de outubro os nossos corações exultam de alegria no Senhor e cantam louvores ao nosso Deus, pois celebramos várias datas significativas da vida da nossa Congregação: o nascimento de Mary Jane Wilson, nossa querida Fundadora, a Solenidade do Seráfico Pai São Francisco de Assis, a proclamação das virtudes heroicas da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson, a prisão e expulsão da Irmã Wilson da Madeira, o batismo na Igreja Anglicana, a morte da Irmã Wilson e a Solenidade de Nossa Senhora das Vitórias. Sabemos que a primeira vocação que recebemos de Deus é o chamado à vida. A vida é a grande oportunidade de todos nós, para fazermos todo o bem possível, como a Boa Mãe fez e nos pediu para fazer. Olhando a vida da Irmã Wilson, sentimos o desejo de sermos melhores, de sermos mais santos, de sermos mais ousados, de fazermos mais e melhores coisas para colaborar com o Senhor na salvação do mundo. O Senhor nos conceda a graça de bem vivermos os valores que a Irmã Wilson e São Francisco viveram: A alegria, a pobreza evangélica, a humildade, a forte paixão por Jesus Cristo e pelo Seu Reino, a fraternidade, a solidariedade com quem sofre, a humanidade e tantos outros. Que riquezas espirituais este mês nos oferece!
No próximo dia 26 de Outubro celebraremos na Congregação a Solenidade de Nossa Senhora das Vitórias, festa principal da nossa Padroeira. Que Maria a Senhora das Vitórias seja sempre o nosso Modelo e aprendamos d’Ela a arte de agradar ao Senhor, a laboriosidade contemplativa, a solicitude materna pelos pobres, a luta esperançosa pela vitória do nosso Deus.
Desde a noite em que Nossa Senhora das Vitórias agiu poderosamente sobre a vida e fé da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson, Ela tomou-nos a Seu cuidado, como nossa Padroeira e protege-nos, mantendo firme a nossa fé, viva a nossa esperança e ardente a nossa caridade. Que a Senhora das Vitórias nos fortaleça nas nossas debilidades e lutas, associando-nos à vitória de Cristo.
Ao celebrar a solenidade do Seráfico Pai São Francisco de Assis neste ano do centenário dos 800 anos dos Estigmas, recordamos que no monte Alverne o amor se encontrou com a dor, uma vez que Francisco pediu para experimentar no seu corpo aquele amor tão intenso que Jesus Cristo tem por nós, que O levou a enfrentar a Paixão e a Morte de Cruz para a nossa salvação. As marcas dos estigmas não são somente um encontro místico, mas a impressão do amor misericordioso de Deus por nós. A experiência dos estigmas de Francisco, demonstra uma íntima união de amor com o mistério divino, transmitindo dessa forma a presença atuante de Cristo Pobre e Crucificado nas nossas vidas. Queridos Amigos, que a celebração desta solenidade nos torne pessoas abrasadas no fogo do amor divino, amor que implica abraçar a dor que Jesus e Francisco abraçaram antes de nós e tudo oferecermos pela salvação da humanidade.
O mês de outubro é também o mês Missionário. Para nos dar novo alento em nossa ação missionária, o Papa Francisco escreveu-nos uma mensagem para o dia Mundial das Missões 2024: “Ide e convidai a todos para o banquete” (Mt 22, 9. A missão é ida incansável rumo a toda a humanidade para a convidar ao encontro e à comunhão com Deus. Incansável! Deus, grande no amor e rico de misericórdia, está sempre em saída ao encontro de cada ser humano para o chamar à felicidade do seu Reino, apesar da indiferença ou da recusa. Peçamos ao Senhor a graça de sermos incansáveis na dilatação do Seu Reino, a exemplo de Maria, a Virgem do Rosário, que também celebramos, e que partiu apressadamente para levar Jesus e para servir os irmãos. Que a oração do Santo Terço nos ensine a ser artesãos da esperança e da paz em nossos dias.
Durante este mês nos unimos em oração com toda a Igreja para bem vivermos a nossa vocação de discípulos-missionários, de modo especial nos unimos à Igreja reunida em Roma, para a segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que está a decorrer de 02 a 27 de outubro de 2024, dedicada ao tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Deixemos que este processo sinodal traga transformações e uma verdadeira conversão para cada um/a de nós, chamados como Igreja viva que somos, a seguir o exemplo do Seráfico Pai São Francisco de Assis e da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson, sendo pessoas fortes e firmes na fé e no ardor apostólico e obedientes à Igreja.
Na certeza de que o Senhor caminha connosco, abraço fraternalmente a todos com votos de boa vivência do mês de Outubro e boas festas de Nossa Senhora das Vitórias.