Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Mensagem por ocasião da Celebração dos 150 anos de Conversão da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson à Igreja Católica na 50ª Peregrinação da Família franciscana Portuguesa

Queridos Irmãos e Irmãs da Família Franciscana Portuguesa reunidos nesta 50ª Peregrinação Anual ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Paz e Bem

A nossa Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias celebra neste ano 2023 os 150 anos de Conversão à Igreja Católica da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson, nossa querida Fundadora.

Convosco, queridos Irmãos e Irmãs da Família Franciscana Portuguesa, queremos dar graças ao Senhor pelo dom da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson à Igreja Católica.

A Irmã Maria de São Francisco Wilson nasceu a 03 de Outubro de 1840 na Índia, numa família temente a Deus e profundamente anglicana, onde foi baptizada e desde o berço educada nos princípios próprios do Anglicanismo.

É nesta realidade anglicana que Mary consolidou a sua fé em Deus Pai como era a vontade do seu pai, que constantemente recomendava aos tios que educassem Mary para servir a Deus e ser membro útil para a sociedade; é neste contexto profundamente anglicano em que Mary cresce.

Mulher atenta e observadora, mulher inquieta e sedenta, mulher inteligente e lutadora, mulher de constante busca, mulher viajada e peregrina… foi assim que ela se apercebeu de que na sua religião anglicana a falta de unidade na fé e no culto impressionavam vivamente o seu espírito aberto e sedento da verdade, ao contrário do que observava nos templos católicos, escutava a mesma doutrina e via os mesmos sacramentos. Estes factos marcaram decisivamente o início do seu processo de conversão.

Quando a graça de Deus bateu novamente o coração de Mary Wilson e a fez despertar para outras realidades e verdades da fé, ela inquieta-se profundamente e anda a procura de esclarecimento; entra em grandes lutas consigo mesma e com a família. Deseja alcançar a verdade, ser esclarecida da presença viva e real de Jesus na Eucaristia – na Hóstia Consagrada.

Distancia-se da família, da Inglaterra passa para a França e aí procura um Director espiritual que a pudesse acompanhar e ajudá-la na instrução da fé católica. Durante 2 anos faz a sua caminhada de fé sob o acompanhamento do Padre Redentorista Chierici.

Nesta caminhada e instrução das verdades da fé católica, Mary Wilson depara-se com uma grande dificuldade em acreditar se é verdade que Jesus Vivo e Verdadeiro está presente na Eucaristia. Com esta dificuldade, não seria possível ingressar no regaço da Igreja Católica. Muita luta, muito sofrimento, muitas incertezas, muita angústia, uma grande barreira a impedia, abre-se ao seu orientador espiritual que depois de ter feito tudo o que estava ao seu alcance a entregou nos cuidados de Maria a Senhora das Vitórias, entregando-a uma pequena imagem, que com fé e devoção rezou e suplicou incansavelmente. A Mãe do Céu escutou e atendeu a súplica de Mary Wilson, a noite escura findou, ficou iluminada e viu todas as suas dúvidas sobre as verdades da fé católica desvanecidas.

Queridos Irmãos e Irmãs da Família Franciscana Portuguesa, viver como Congregação este acontecimento da conversão da nossa Fundadora, a Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson, é reconhecer que sem este marco decisivo da sua vida não existiríamos como família Franciscana de Nossa Senhora das Vitórias; é reconhecer que este grande dom não se pode guardar somente para nós, mas que juntos devemos elevar hinos de louvor e de gratidão ao Senhor por esta grande dádiva à Igreja, ao mundo.

Com a sua conversão, Mary Wilson faz um novo percurso da sua vida e procura modelos de santidade com os quais identificar-se. Foi assim, que na sua peregrinação a Assis, conhece e maravilha-se com o Poverello de Assis e decide tomá-lo por modelo para a sua vida, este grande homem e santo que procurou em tudo identificar-se com Cristo Jesus. Despojando-se de tudo e de todos para que unicamente habitasse n’Ele a santa vontade de Deus.

Para melhor assemelhar-se a São Francisco de Assis, após a fundação da Congregação, abraça o nome de Maria de São Francisco Wilson. Procurava que o seu modo de ser, estar, fazer, viver se conformasse ao de Francisco de Assis “que trouxe no seu corpo os estigmas de Jesus e, para se revestir d’Ele, despojou-se de tudo” Papa Francisco, Homilia de 4 de outubro de 2023).

Em uníssono, demos graças a Deus por ter alcançado tão grande graça à Mary Wilson que se tornou a Boa Mãe dos pobres e num anjo de caridade como era chamada.

Seja também para nós este momento, tempo de graça, hora de Deus no nosso processo de conversão, na adesão da verdade e da santa vontade de Deus. Somos convidados, como Congregação e Família Franciscana Portuguesa à conversão, despojando-nos de tudo aquilo que nos impede de caminhar, descentrando-nos e deixar que no centro da nossa vida esteja Cristo, como fez São Francisco, Mary Wilson e tantos outros irmãos e irmãos da nossa grande Família Franciscana.

Pela atenção dispensada vai a minha e nossa profunda gratidão pelo espaço e tempo que nos foram concedidos.

Neste momento de forma singela iremos encenar este acontecimento único e decisivo da vida da Irmã Wilson. Acompanhemos.

Fátima, 07 de Outubro de 2023

 

Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa
Superiora Geral

PARTILHA