NOTÍCIAS

PARTILHA

Mensagem de saudação por ocasião da Celebração do ponto alto dos 150 anos de Conversão da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson à Igreja Católica

Celebração Eucarística de Acão de Graças – Sé Catedral da Diocese de Chimoio – Paróquia Maria Imaculada

O Senhor nos dê a Sua Paz

Com esta saudação muito querida à nossa Fundadora Irmã Maria de São Francisco Wilson, com a alegria e o júbilo que caraterizam este tempo pascal em que celebramos Jesus Ressuscitado, saúdo a cada uma e cada um de vós neste dia muito especial em que a nossa Família Carismática: Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias e a Associação Amigos da Irmã Wilson se reúne para celebrar o ponto alto do nosso Ano Jubilar dos 150 anos da Conversão da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson à Igreja Católica.

Foi precisamente na noite de 29 para 30 de abril de 1873 que Mary Jane Wilson, em intensa oração, suplicou confiadamente a intercessão de Nossa Senhora das Vitórias, com a oração que mais tarde referiu às Irmãs: «Ó Virgem Maria, mãe de Deus e minha mãe. Vós que, vencendo todas as dificuldades, tanto sofrestes por amor do vosso Filho, Jesus Cristo, alcançai-me a graça de eu ser esclarecida se é verdade que Jesus Cristo está vivo no Santíssimo Sacramento, para que eu possa pertencer à Igreja Católica.» Apertando ao peito a estatuazinha, disse: «Não vos deixo esta noite sem que me esclareçais!» O que se passou entre Deus e ela não o sabia explicar! O que apenas sabia dizer é que despertou como de um sono: o quarto iluminado e ela esclarecida, sem uma única dúvida acerca das sagradas verdades e pode exclamar: “Agora tenho fé! A vitória foi vossa! O meu coração vos confessa perpétuo reconhecimento”.

A experiência da noite escura no caminho da fé, marcou intensamente a vida da Irmã Wilson na altura da sua conversão à Igreja Católica. Foi uma verdadeira noite escura, até chegar a ser esclarecida sobre a presença de Jesus na Hóstia Consagrada. Esta experiência teve o seu lado doloroso, mas o lado gozoso foi ainda muito maior. Através dela, Mary Wilson aprendeu a confiança na poderosa intercessão da Virgem Senhora das Vitórias, a quem recorreu confiadamente ao longo de toda a sua vida a ponto de dizer: “Que graças e que dificuldades vencidas pela intercessão da nossa queridíssima Mãe das Vitórias” (CIW 26). A confiança na Virgem Maria infundia no coração da Irmã Wilson a certeza de que através da Senhora das Vitórias, se alcança a Vitória sobre os inimigos, por isso escreveu na Carta a uma Irmã: “Peço a Nossa Senhora que te dê a Vitória sobre todos teus inimigos, visíveis e invisíveis” (CIW 103).

Refletir sobre estes acontecimentos é ocasião para nos perguntarmos: Que lugar ocupa Nossa Senhora das Vitórias na minha vida como Irmã Franciscana de Nossa Senhora das Vitórias e como Membro da Associação Amigos da Irmã Wilson?

Por Maria, a Irmã Wilson foi conduzida à Eucaristia.  Maria, mãe e fiel seguidora de Jesus, é o caminho para a escola de Seu Filho. Foi para a Irmã Wilson e é também para nós hoje. Guiada por Maria, Mary Wilson descobre, acolhe e acredita na presença viva e verdadeira de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia. E no dia 30 de Abril de 1873, logo pela manhã, vai ao encontro do Padre Chierici a dar a boa notícia, partilha com entusiasmo e de coração convertido à vida da graça, o toque de Deus, o sentir-se regenerada para uma vida nova. Essa regeneração vai culminar a 11 de Maio com o Batismo, sob condição, na Igreja Católica e, nesse mesmo dia ela pôde receber Jesus Sacramentado na hóstia consagrada, comungando a vida em plenitude.  A Eucaristia é Fonte de Vida para a vida, é Força para as nossas fragilidades e debilidades, é Luz para a obscuridade, é Alegria para superar a tristeza, é Amor que faz amar.

Mary Wilson viveu todos estes momentos com muito entusiasmo e alegria, que aos poucos se foi concretizando também em compromisso. Celebrar esta data, 150 Anos da sua conversão à Igreja Católica deve levar-nos a fazer uma reflexão e a examinar a nossa vida como cristãos. Como estamos a viver a nossa fé, o nosso compromisso batismal? Com entusiasmo e alegria, que se traduz em compromisso?

Como Igreja, estamos também a viver a caminhada sinodal, com o tema: Comunhão, participação e missão, para nos ajudar a renovar o nosso compromisso batismal. Como sabemos comunhão é criar união de forças, vontade de construir juntos, esforço por caminhar na mesma direção. Para criar comunhão é preciso também sabermos renunciar a nós mesmos, à nossa vontade própria, para acolhermos a vontade dos outros, abrirmo-nos a opiniões diferentes. Da união dessa diferença nasce uma grande riqueza e uma vida nova. Se eu quero construir comunhão, abro-me à participação, crio espaço para o outro, para o diferente. A participação acontece quando eu vivo a disponibilidade como atitude de vida, e assim, estou disponível para a missão, que é o grande mandato que a Igreja recebeu de Jesus, para sermos suas testemunhas, pela palavra e pelas obras, tal como aconteceu na vida da Venerável Irmã Wilson.

Vamos empenhar-nos também como ela a viver as virtudes cristãs, muito especialmente a fé, a esperança e a caridade. Continuamos a viver tempos difíceis e com muitos desafios. A Irmã Wilson também viveu grandes dificuldades na sua vida e sempre procurou em Deus e em Nossa Senhora o seu refúgio e força.

Hoje em todos os lugares onde a Congregação se encontra presente estamos em festa de acção de graças pelo grande dom da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson na passagem dos 150 anos d saua Conversão à Igreja Católica, dando assim início a um novo projecto que o Senhor tinha designado para ela.

Que nossa Senhora das Vitórias nos alcance a graça de vivermos e de correspondemos fielmente, no dia a dia da nossa vida ao Carisma e Espiritualidade herdamos da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson; fixando o nosso olhar no seu exemplo e confiando na sua poderosa intercessão junto de Deus. Que as mais excelsas bênçãos e graças de Deus, desçam e permaceçam em todas e todos nós.

Concluo esta minha saudação com as palavras da bênção da Irmã Wilson.

O Senhor vos abençoe na alma e no corpo;

e vos guarde de tudo o que vos possa fazer mal, ou separar d’Ele;

e vos conduza à salvação nos braços do Seu amor.

E Nossa Senhora vos dê a vitória sobre o mal

e a sua protecção. Amem.

Muitos Parabéns e Boas Festas queridas Irmãs; Amigos e Simpatizantes da Irmã Wilson. Que este dia seja memorável para nós.

Chimoio, 30 de Abril de 2023

PARTILHA