Minhas Muito queridas Irmãs
Queridos simpatizantes e membros da Associação Amigos da Irmã Wilson, todo o Clero, familiares, amigos, benfeitores e todos os colaboradores e utentes das nossas mais variadas instituições e todo o Povo de Deus
O Senhor nos dê a Sua Paz
Há um ano demos início à solene celebração do jubileu dos 150 anos de Conversão à Igreja Católica da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson; chegados a este momento, sentimos certamente o nosso coração a transbordar de gratidão ao Senhor por tantas graças e bênçãos recebidas ao longo do mesmo, sentimos certamente que o Espírito Santo nos conduziu nos vários momentos da vivência desta grande efeméride da vida da nossa querida Fundadora e consequentemente da vida da nossa querida Congregação.
É momento de levantarmos a nossa voz ao Alto e com o Salmista dizer “Como agradecerei ao Senhor por tudo quanto Ele me deu, elevarei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor…” (Sl 115,12-13).
O nosso desejo quando programamos a vivência de um ano de celebrações jubilares, foi no intuito de que são muitas e grandes as maravilhas que o Senhor operou na vida da Venerável Irma Wilson e na vida da Congregação e um dia, não seria suficiente para celebrar tão grandiosos mistérios e benefícios recebidos com a conversão da Irmã Wilson à Igreja Católica, toda a espiritualidade e Carisma que advém deste grande acontecimento e que nos deixou como herança.
Queridas Irmãs, queridos membros da Associação Amigos da Irmã Wilson e todos aqueles que ao longo deste ano jubilar e de graça vos unistes e alegrastes connosco, que a nossa alma cante ao Senhor hoje e sempre e não esqueçamos nenhum dos seus inúmeros benefícios com os quais nos cumulou ao longo deste ano jubilar, continuemos sim, a agradecermos juntos ao Senhor por tantas maravilhas que Ele operou e continua a operar em nós e através de nós por intercessão da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson.
É nosso desejo que todas as experiências vividas, tão ricas e profundas que ao longo deste ano jubilar vivemos e experimentamos nos ajudem a sair deste jubileu renovados, firmes na fé, na esperança e na caridade, imbuídos das virtudes que sempre caracterizaram a Venerável Irmã Wilson na sua busca e procura da verdade, e nos permita viver a nossa consagração e a nossa vida de Associados com alegria e fidelidade aos compromissos assumidos segundo o estado de vida em que cada um se encontra.
As várias conferências e encontros online, o guião dos retiros, os momentos de Adoração “Lauperene” e vários outros subsídios e iniciativas que nos acompanharam ao longo deste ano, certamente permitiram que tocássemos mais a fundo a vida e obra da Venerável Irmã Wilson, serviram igualmente como instrumento de comunhão congregacional; por isso queridas Irmãs, queridos membros da Associação Amigos da Irmã Wilson, não encerremos este ano jubilar como se fosse o fim, não saiamos como iniciamos, mas sim, sejamos protagonistas e testemunhas de uma nova vida diante do mundo, da sociedade que nos rodeia e que pede de nós aquela ousadia que a Irmã Wilson teve após a sua conversão, uma alma inquieta que não descansava enquanto todo o bem que estivesse ao seu alcance não fosse realizado.
Queridas Irmãs e membros da Associação Amigos da Irmã Wilson todos os nossos benfeitores e colaboradores, ao termos vivido este ano jubilar faço votos que cada um dos dias deste ano jubilar tenha sido “santo” dia de “graça”, dia de “bênção” e tenha tornado a vida de cada um de nós, uma vida nova, como aconteceu com a Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson, aquando da sua adesão à Igreja Católica. Depois que encontrou a verdade que buscava, Jesus presente na Eucaristia, tornou-se nova criatura, iniciou uma vida nova totalmente entregue a Deus e aos irmãos.
Ao longo deste ano jubilar procuramos que este acontecimento marcasse cada passo da nossa caminhada pessoal, familiar, de grupo, comunitária e congregacional. Acreditamos ter sido um tempo de graça e uma ocasião para cada Irmã, Amigo, Simpatizante e todos os que connosco partilham a Espiritualidade e o Carisma da Irmã Wilson fazerem também o seu percurso de conversão, de adesão ao essencial na vivência dos compromissos assumidos.
Queridas Irmãs e membros da Associação Amigos da Irmã Wilson e todos os colaboradores e utentes das nossas instituições, conforme a programação feita, estamos a caminhar para o término da vivência intensa dos 150 anos da Conversão da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson à Igreja Católica a ter lugar no próximo dia 15 de janeiro de 2024.
Faço votos que esta celebração não nos tenha deixado indiferentes e no mesmo estado e nas mesmas condições de quando iniciamos há um ano atrás, que toda a experiência feita tenha tocado e transformado as nossas vidas, a nossa vocação e missão hoje; não tenha sido um simples recordar e contar algo do passado, mas sim um fazer memória, narrar com a nossa vida hoje a nossa história do passado, do presente e do futuro.
Minhas queridas Irmãs, membros da Associação Amigos da Irmã Wilson, todos os colaboradores e utentes das nossas instituições mantenhamos acesa a chama da nossa fé, continuando e retomando alguns aspectos da vida da Irmã Wilson e procurando cada um desenvolver e identificar-se com as virtudes que a caracterizaram, como um dos meios que favorece o crescimento espiritual e a contínua renovação de vida.
Faço igualmente votos para que, este ano de graça tenha contribuído e tenha sido propício para nos reconciliarmos connosco próprios, com os irmãos e com o Senhor, tenha permitido e nos ajudado a colocar a primazia de Deus no centro das nossas vidas e tenha criado em todos nós o desejo ardente de construir um mundo mais solidário e humano, um mundo de paz e do bem, tenha criado em nós o desejo de renascer de novo.
Minhas queridas Irmãs e queridos membros da Associação Amigos da Irmã Wilson e todos os colaboradores e utentes das nossas instituições; estamos a celebrar 140 anos de Fundação da Congregação, que aconteceu a precisamente 15 de Janeiro de 1884, na Madeira… que bênção. Vivamos este dia em atitude de louvor e de gratidão ao Senhor por toda a nossa história e percurso congregacional que ao longo dos 140 anos marcou a humanidade, a sociedade e a Igreja em geral. Com a Venerável Irmã Wilson digamos 140 anos é um longo espaço de tempo; dele temos de dar contas a Deus Onipotente!…. para onde olhar e a quem ir, se o coração amoroso do nosso Jesus não estivesse sempre aberto para nos receber….voemos para Ele e digamos-lhe todas as nossas preocupações….aceite o resto da nossa vida…. Nos dê um coração manso, bondoso e dócil, inteiramente dele no tempo e na eternidade. Celebremos este dia fundacional na firme esperança de que seja um momento forte e de estímulo a viver com mais empenho o Evangelho de Jesus Cristo e a proclamá-lo com convicção, tendo presente a inspiração que a Irmã Wilson teve ao fundar a Congregação (cf CIW 113). Não posso deixar o dia de hoje sem vos mandar uma linha de amor e ações de graças pelos cento e quarenta anos que o divino Mestre tem dado de trabalho na sua horta. Que graças e dificuldade vencidas pelo Seu poder invencível e pela interceção de nossa queridíssima Mãe das Vitórias (cf CIW 26).
Terminemos este ano jubilar fazendo a experiência da vitória de Cristo nas nossas vidas, por intermédio de Maria a Senhora das Vitórias. Que todos os dias da nossa vida digamos com a Irmã Wilson “A vitória foi Vossa, o meu coração vos professa perpétuo reconhecimento”.
O meu coração está sempre convosco e as minhas preces levantam-se a toda a hora ao Céu, para que sejais consoladas por quem só sabe consolar perfeitamente (cf CIW 50).
Coragem e confiança minhas queridas filhas! Aquele que vos conduziu até agora vos conduzirá até ao fim (cf CIW 58).
Quero que todas as minhas filhas sejam verdadeiras filhas do nosso grandioso e santo Pai, fiéis imitadoras das suas virtudes, como ele absorvidas no amor a Jesus crucificado, de sua Santíssima Mãe Maria Virgem e do próximo, e amigas da santa pobreza e do sacrifício. (cf CIW 118).
Que a Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson interceda por todos nós junto de Jesus e nos alcance as mais excelsas graças., aceitando esta bênção que sobre nós é invocada e derramada:
O Senhor vos abençoe na alma e no corpo;
e vos guarde de tudo o vos possa fazer mal ou separar d’Ele
e vos conduza à salvação nos braços do Seu amor.
E Nossa Senhora vos dê a vitória sobre o mal
e a sua protecção. Amen.
BOAS FESTAS QUERIDAS IRMÃS E IRMÃOS!
VENERÁVEL IRMÃ MARIA DE SÃO FRANCISCO WILSON, ROGAI POR NÓS
Apelação 13 de Janeiro de 2024
Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa
Superiora Geral