Segue um excerto da mensagem da Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa, Superiora Geral, por ocasião da abertura do Conselho Alargado, no dia 17 de julho de 2024:
Minhas queridas Irmãs é com grande alegria que nos reunimos hoje, neste Conselho Alargado, para refletir sobre a Reestruturação da nossa congregação no contexto atual. Com o Tema: Caminhar unidas, à luz do Espírito Santo, para uma vida renovada, o lema Abertas à ação do Espírito Santo, unidas no mesmo sentir, juntas, concretizamos a revitalização e reestruturação da Congregação e o texto bíblico “Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom e lhe é agradável e o que é perfeito.” (Romanos 12,2).
Na verdade, este é um tempo de desafios, mas também de graças, oportunidades para redescobrirmos e revitalizarmos o nosso carisma, ajustando-nos às exigências contemporâneas, para que possamos continuar a nossa missão com renovada vitalidade e fidelidade ao nosso carisma, seguindo o exemplo inspirador da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson.
Queridas Irmãs, como é do nosso conhecimento, O Conselho Alargado é o encontro que acontece a meio do sexénio e tem por finalidade: avaliar o cumprimento das Decisões Capitulares, estudar assuntos propostos pela Superiora Geral e indicar possíveis temas para o Capítulo Geral (cf DG 148). Aqui nos reunimos para realmente concretizarmos os objetivos acima referidos; e este Conselho Alargado com uma particularidade própria, o poder de decisão recebido do XIV Capítulo Geral 2021 em relação ao processo de Reestruturação.
Que o nosso Conselho Alargado nos permita chegar a decisões concretas da vida da nossa com muita confiança e esperança de que em tudo estaremos a fazer para o bem de todas nós, do nosso presente e do futuro da Congregação.
Precisamos sim com a ajuda do Espírito Santo termos uma visão global da nossa Congregação, abrirmo-nos a Ele a fim de olharmos a Congregação no seu todo e vermos as preocupações, alegrias, inquietações, desafios, sonhos, lutas, vitórias… como sendo de cada uma de nós, de todas. Assim sendo com esta visão do todo poderemos chegar a decisões concretas e comuns, nesta consciência de que é para o bem, o crescimento e a renovação da nossa Família Religiosa.
Seja o nosso Conselho Alargado um impulso para novos cenários, nova visão. Que tudo o que iremos refletir, debater, estudar, rezar… sejam oportunidades que o Divino Espírito Santo coloca nas nossas mãos, para novos horizontes, para uma vida nova. Pois a Reestruturação visa:
– Promover a qualidade da nossa vida consagrada e o nosso testemunho no mundo onde estamos inseridas;
– Dar novo dinamismo e novo vigor à nossa vida e missão, abrindo espaço para as energias jovens que a Congregação possui para melhor servir, melhor testemunhar;
– Fazer uma releitura dos sinais do nosso tempo, para novas respostas;
– Relançar a Congregação para a missão e abertura a outras latitudes, a fim de melhor evangelizar e viver a missão, em vista de um novo impulso evangélico;
– Viver o Carisma e a Espiritualidade herdados da Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson, nossa querida Fundadora, com mais frescor e entusiasmo, garantindo a sua continuidade e não a sobrevivência das estruturas;
– Responder às necessidades e prioridades vitais das Irmãs, que privilegiam o ser ao fazer, dando primazia ao essencial;
– Elaborar um projeto comum que nos leve a assumir juntas os passos, que são próprios da Revitalização e Reestruturação;
– Recuperar a energia, a vitalidade e o vigor;
– Tornar mais viva, mais ativa, mais rejuvenescida, mais atualizada a nossa vida e missão respondendo às exigências do nosso tempo e da realidade que nos circunda;
– Tornar as estruturas mais aptas a veicular a sua inspiração carismática;
– Fortalecer em cada Irmã, Organismo e Congregação em geral o sentido de unidade da Congregação e a corresponsabilidade no compromisso com a missão.
Seja este um momento de graça e de bênção para todas nós, tempo do Espírito, hora de Deus para a vida da nossa Congregação. Que em tudo aconteça a santa vontade de Deus.
Olhemos para o futuro minhas queridas Irmãs na certeza de que não temos apenas uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir! Olhemos o futuro, para o qual nos projeta o Espírito a fim de realizar connosco ainda grandes coisas.
Que o Divino Espírito Santo que faz novas todas as coisas nos impulsione, assista, oriente, conduza com os seus Sete Dons, todos os trabalhos do Conselho Alargado. Que Nossa Senhora das Vitórias que saiu sempre vitoriosa na vida da Venerável Irmã Wilson, o Seráfico Pai São Francisco e a Venerável Irmã Wilson, nos alcancem de Deus todas as graças necessárias.