Tivemos a oportunidade de participar das jornadas missionárias em Fátima, nos dias 21 e 22 de setembro de 2024.
Vivemos momentos de reflexão e de oração para ficarmos mais fortes para a missão do dia a dia, manter o ritmo e alimentar sempre a esperança. Uma das perguntas que nos foram feitas, a partir do Evangelho de Lucas, 24, 13-35, foi esta: Pode um coração frio fazer arder o coração dos outros?
Em nossa reflexão tivemos o exemplo do Mestre Jesus que nos ensina três ações fundamentais no cotidiano missionário:
1. Orar: Precisamos rezar mais longamente como Jesus, para fazer somente a vontade do Pai. A oração foi o principal alento de Jesus, que se levantava de madrugada para rezar, exortou os discípulos a rezar com Ele e como Ele e lhes ensinou o Pai Nosso, que é um compêndio de todas as orações cristãs. Alguns demónios só podem ser expulsos pela força da oração e do jejum, e o missionário encontra muitos obstáculos e maldades no caminho para vencer. A intensidade da nossa oração depende do amor que temos a Deus Pai e a Jesus Cristo. A oração de uma pessoa consagrada precisa ser 24 horas por dia, pois tudo o que ela é e faz, deve ofertar ao Senhor para colaborar na salvação da humanidade. E a vontade de Deus é a salvação de toda a humanidade.
2. Curar: Jesus curou muitas pessoas no corpo e na alma. O que significa a libertação de toda espécie do mal. Precisamos curar as pessoas como o Senhor fez. Orar e curar, são duas ações que precisam andar juntas. O poder e a autoridade que Jesus deu aos discípulos significa a graça de Deus que atua neles, que tudo vence e que cura as doenças.
3. Sair: Jesus andou de aldeia em aldeia anunciando a ao Nova do Reino. Jesus viveu com toda a sua energia para o Reino, as vezes esquecia-se até de comer. Nós também precisamos deixar o sofá, as pantufas, como nos alerta o Papa Francisco, e partir para evangelizar até aos confins do mundo. Ser apaixonados pelo Reino como Jesus.
A oração é fundamental na vida do missionário. Pois só permanecendo em Jesus podemos dar bons frutos. E a oração por excelência é a Eucaristia. A Eucaristia é o ponto de partida e o cume da missão de Jesus. Em Lucas 24, 13-35, depois que os discípulos reconheceram o Senhor, Ele desapareceu, porque agora Ele tornou-se o pão partilhado para alimentá-los; Jesus sumiu porque entrou nos discípulos para ser a força para eles anunciarem o Evangelho. Assim, a Eucaristia é o alimento do missionário.
Quando nos sentirmos cansados e desmotivados na missão, precisamos aprender com o Mestre, ir ao encontro dele, ficar um tempo longo com Ele, na oração silenciosa, saber escutar o Senhor para continuar a Sua missão neste mundo.