Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA

PARTILHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Ano de fundação

1927

Endereço

Rua São João, Capela - 9000-190, Funchal, Madeira, Portugal

Telefone

291 752412

Missão: Esta Comunidade das Irmãs denomina-se de São João Batista, visto ter como padroeiro São João Batista. Foi fundada pelo Monsenhor Manuel Joaquim de Paiva, a 4 de abril de 1927, Comunidade e Escola, com seis Irmãs, sendo quatro professoras e duas auxiliares. As Irmãs tinham como missão: Educação, Catequese, ajuda e atendimento aos pobres. A Irmã que consta no registo da casa, Curriculum, é a Irmã Natividade Melim, tendo chegado a esta casa no dia 23 de março de 1966. Certamente as primeiras não foram registadas.

Como consta na resenha da Escola, as primeiras Irmãs que habitaram esta Comunidade estiveram ligadas à Escola. A Capela foi o centro de toda a atividade onde reunia o povo deste bairro, muito devoto de São João.

Hoje, as Irmãs continuam a dar apoio na pastoral litúrgica, animando as Eucaristias celebradas pelo pároco desta Paróquia – S. Pedro, aos domingos e às quartas-feiras. Uma Irmã vai ainda tocar quinzenalmente, à Paróquia de S. Martinho.

Nos restantes dias da semana, as Irmãs vão à Missa fora, cidade. Funciona aqui, um centro de Catequese, para as quatro classes. A Capela está aos cuidados das Irmãs, no que toca à limpeza e ornamentação, no dia-a-dia e sobretudo nas festas maiores, que são as Novenas e Festa de São João, uma festa com tradição. A Comunidade, ainda hoje, tem especial cuidado na ajuda aos mais desfavorecidos, que muitas vezes batem à porta e esperam de nós, algum apoio.

Em 1892 Monsenhor Manuel Joaquim de Paiva, que auxiliou com muito zelo a Irmã Wilson, fundou junto à Capela de S. João, a escola para crianças pobres, dirigidas pelas Irmãs Diocesanas, tendo mandado proceder a grandes reparações na mesma Capela e respetivo adro. Auxiliou quanto pôde a Irmã Wilson e a todas as Irmãs no sentido de amarem verdadeiramente as crianças, transmitindo-lhes a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a vivência da confissão e comunhão frequente. Dizia: “Todo o bem da Ilha da Madeira, depende das crianças”. Foi a 4 de Abril de 1927 a abertura desta escola. Iniciou-se um Externato misto muito frequentado, devido à falta de escolas na época. Como se fazia sentir a exiguidade de espaço para as aulas, uma grande benfeitora, Senhora D. Augusta Pestana, custeou toda a aquisição de material didático, bem como a ampliação de salas de aula. Novos e grandes melhoramentos se realizaram em 1935, sob a direção do Rev. Padre João Evangelista Lopes, Digno Coadjutor da Freguesia, que foi verdadeiramente a alma daquela obra. Em 1936, começou a funcionar um pequeno Internato Feminino. Mas em 1941, a Inspeção Geral do Ensino Particular impôs a escolha de um dos sexos e as Irmãs optaram pelo sexo masculino, alunos externos. Esta opção surgiu a partir da observação que as Irmãs faziam do comportamento dos rapazes da zona, que ocupavam o seu tempo pelas ruas, frequentando tabernas e outros lugares menos dignos e impróprios para a sua idade. Sentindo-se a necessidade da coeducação, em 1982 a escola voltou a ser mista, alargando-se a atividade educativa à Pré-Primária em 1989 e à ocupação de tempos livres (ATL). A escola de São João integrada no regime de escolas a tempo inteiro (ETI), iniciou as suas funções no ano letivo 2002/2003. No entanto, foi considerado o seu início a 1 de setembro de 2003, ao abrigo da portaria n.º 110/2002 de 14 de agosto de 2002, continuando a Projeto Educativo de Escola 2013- 2017 Escola de São João – Externato (E.T.I.) 9 funcionar neste regime. Esta assenta as suas estruturas fundamentais na legislação vigente para o Ensino Particular e Cooperativo.

Atualmente, a escola de São João, tem 120 alunos distribuídos por cinco turmas: pré-escolar e quatro anos do 1º ciclo: 1º, 2º, 3º e 4º ano.

A Escola de São João funciona em regime de tempo inteiro: as curriculares na parte da manhã e as atividades de enriquecimento curricular na parte da tarde. Há cinco anos a escola de São João funciona como centro de catequese da Paróquia de São Pedro; a maioria dos alunos frequenta a catequese na escola. Os alunos da nossa escola participam na Eucaristia, semanal, celebrada na Capela de São João, pelo pároco de São Pedro, Paróquia de São Pedro, à qual pertencemos.