Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

CENTRO DE ACOLHIMENTO PADRE JOÃO BOSCO

PARTILHA

Ano de fundação

1985

Endereço

BAIRRO TCHIVUNDE, Fone: +244 923 009 281 MENONGUE – PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO - ANGOLA

Missão: O Centro de Acolhimento, inicialmente denominado “Mbembwa” que quer dizer Paz na língua africana local, foi fundado em 1985, no sul de Angola -Menongue, em tempos de guerra, pelo Padre João Bosco dos Santos, Missionário brasileiro da Igreja católica, falecido em 2011.

Com a morte do Fundador, a instituição passou por dificuldades acrescidas e as instalações entraram em estado de degradação.

No mandato do Senhor Governador, General Higino Carneiro, foram construídos novos espaços, inaugurados a 6 de Julho de 2015 e, em homenagem ao seu Fundador, a instituição passou a ser denominada Centro de Acolhimento Padre João Bosco.

Desde então (06.07.2015), as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, a pedido do Governador e do Bispo da Diocese de Menongue, Dom Mário Lukunde, integraram-se no Centro. dando continuidade ao acolhimento de crianças provenientes de situações de orfandade ou outros fatores com necessidade de proteção social.

Atualmente o Centro de Acolhimento Padre João Bosco, integra 40 crianças e jovens do sexo masculino, em regime de internato. Nesta obra procura-se inserir os educandos no ensino escolar obrigatório; presta-se uma educação religiosa, moral e cívica, desportiva e lúdica, musical e educação ambiental, jardinagem e horticultura preparando os jovens na dimensão do trabalho e desenvolvimento integral.

Segue-se o carisma da Fundadora da Congregação, a Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson, que nos interpela: “Façamos todo o bem que nos é possível”, em prol de uma maior inclusão social das crianças órfãs, jovens portadores de deficiência, na Educação, na Saúde e no Amor a Deus, na vivência dos valores humano/cristãos.

Para tornar possível esta Missão, tem sido necessário solicitar apoio aos vários serviços governamentais, a pessoas e organizações de boa vontade. A sustentabilidade da instituição depende da Providência divina, que se tem manifestado pela caridade de pessoas sensíveis às necessidades dos mais pobres.

Oramos e trabalhamos para que, através da Missão educativa deste Centro de Acolhimento, se continue a cuidar de quem que mais precisa para ser aquilo que é: “Um filho muito amado de Deus que é amor!

Os educandos assim cuidados, vão aprendendo também a cuidar e a promover uma sociedade fraterna, mais humana e humanizante.

Para todos os padrinhos e madrinhas e cada benfeitor que apoia este Centro de Acolhimento no sudeste de Angola, as Irmãs FNSV desta comunidade de Mary Wilson, enviam um abraço de gratidão em comunhão orante com a Fonte do Amor: Deus nosso Pai e nosso melhor Amigo!

PARTILHA