Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

CENTRO DE ACOLHIMENTO PADRE JOÃO BOSCO

PARTILHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Ano de fundação

1985

Endereço

BAIRRO TCHIVUNDE, Fone: +244 923 009 281 MENONGUE – PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO - ANGOLA

Missão: O Centro de Acolhimento, inicialmente denominado “Mbembwa” que quer dizer Paz na língua africana local, foi fundado em 1985, no sul de Angola -Menongue, em tempos de guerra, pelo Padre João Bosco dos Santos, Missionário brasileiro da Igreja católica, falecido em 2011.

Com a morte do Fundador, a instituição passou por dificuldades acrescidas e as instalações entraram em estado de degradação.

No mandato do Senhor Governador, General Higino Carneiro, foram construídos novos espaços, inaugurados a 6 de Julho de 2015 e, em homenagem ao seu Fundador, a instituição passou a ser denominada Centro de Acolhimento Padre João Bosco.

Desde então (06.07.2015), as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, a pedido do Governador e do Bispo da Diocese de Menongue, Dom Mário Lukunde, integraram-se no Centro. dando continuidade ao acolhimento de crianças provenientes de situações de orfandade ou outros fatores com necessidade de proteção social.

Atualmente o Centro de Acolhimento Padre João Bosco, integra 40 crianças e jovens do sexo masculino, em regime de internato. Nesta obra procura-se inserir os educandos no ensino escolar obrigatório; presta-se uma educação religiosa, moral e cívica, desportiva e lúdica, musical e educação ambiental, jardinagem e horticultura preparando os jovens na dimensão do trabalho e desenvolvimento integral.

Segue-se o carisma da Fundadora da Congregação, a Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson, que nos interpela: “Façamos todo o bem que nos é possível”, em prol de uma maior inclusão social das crianças órfãs, jovens portadores de deficiência, na Educação, na Saúde e no Amor a Deus, na vivência dos valores humano/cristãos.

Para tornar possível esta Missão, tem sido necessário solicitar apoio aos vários serviços governamentais, a pessoas e organizações de boa vontade. A sustentabilidade da instituição depende da Providência divina, que se tem manifestado pela caridade de pessoas sensíveis às necessidades dos mais pobres.

Oramos e trabalhamos para que, através da Missão educativa deste Centro de Acolhimento, se continue a cuidar de quem que mais precisa para ser aquilo que é: “Um filho muito amado de Deus que é amor!

Os educandos assim cuidados, vão aprendendo também a cuidar e a promover uma sociedade fraterna, mais humana e humanizante.

Para todos os padrinhos e madrinhas e cada benfeitor que apoia este Centro de Acolhimento no sudeste de Angola, as Irmãs FNSV desta comunidade de Mary Wilson, enviam um abraço de gratidão em comunhão orante com a Fonte do Amor: Deus nosso Pai e nosso melhor Amigo!