Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

II Jornada Nacional da Juventude em Nampula, Moçambique

Nos dias 16 a 20 de Novembro de 2022, a Arquidiocese de Nampula acolheu a II Jornada Nacional da Juventude, cujo o tema foi, “Encontramos o Messias” (Jo 1, 41) “a acompanhar os Jovens na Igreja e na Sociedade, hoje”. Sim, esta foi uma grande festa de fé juvenil. Foi na verdade um momento ímpar preparado pelos jovens, com os jovens e para os jovens a fim de procurar unir e construírem pontes de amizade, de esperança, de fraternidade, de solidariedade e de paz em Moçambique, com um olhar solidário ao mundo inteiro.

A acompanhar os jovens estiveram presentes os Bispos: Dom Inácio Saure – Arcebispo de Nampula e Presidente da CEM, Dom Inácio Lucas Mwita – Bispo da Diocese de Gurúè, Dom Francisco Chimoio – Arcebispo da Arquidiocese de Maputo.

Importa referir que este evento foi adiado por dois anos devido a Pandemia da Covid-19. Durante os dias da jornada existiram momentos de catequeses onde os catequistas abordaram assuntos pertinentes relacionados com a juventude e identificou-se os caminhos que podem ajudar os jovens a ir ao encontro de Cristo. Destacou-se a importância do encontro pessoal com Cristo como caminho para uma boa integração social. Demonstrou-se, com exemplos, os meios que os Jovens podem usar para encontrar o Messias. Abordou-se uma das grandes dificuldades do jovem de hoje que é a de fazer escolhas acertadas na vida.

De facto, o mundo apresenta muitas propostas, as quais, embora numerosas e aliciadoras, revelam-se efémeras e vazias de sentido. Por isso a Igreja não pode renunciar à grave responsabilidade de acompanhar os jovens na escolha da sua orientação pois, eles são membros integrantes das nossas comunidades, se os preparamos mal hoje, comprometemos a Igreja de amanhã.

As nossas Irmãs da Comunidade de Nossa Senhora das Vitórias – Nampula envolveram-se de forma activa na organização e preparação deste grande evento de Igreja. A Irmã Isabel Cristone Setimane e as Pré- Aspirantes estiveram integradas na comissão da Liturgia e Irmã Magritha Patrice Bombo na comissão da saúde.

Entre outras actividades programadas pela COL (Comissão Organizadora Local da II Jornada Nacional da Juventude) este constou com o seguinte programa geral:

16/11/2022

Chegada dos peregrinos na sede do COL

17/11/2022

13H30 Concentração na Sé da Catedral de Nampula

14h-16 h Apresentação das dioceses e recreação na Sé Catedral

17h-19h Missa de Acolhimento na Sé Catedral

18/11/2022

08h-09h30 Catequese na Paróquia de acolhimento

09h30-10h30 Confissões na Paróquia de acolhimento

11h Missa na paróquia de acolhimento

12h Almoço no local de acolhimento

13h-14h descanso e passeio

19/11/2022

08h-09h30 Catequese na Paróquia de acolhimento

11h-12h almoço na Paróquia de acolhimento

12h30 Concentração no Pavilhão de Desporto

13h-16h Encontro Inter-Religioso no Pavilhão de Desporto

16h30-18h Peregrinação pelas artérias da cidade de Nampula até a Sé Catedral de Nampula

19h-21h Missa da vigília na Sé Catedral

21h-22h Jantar na Sé Catedral

22h-23h Palestra na Sé Catedral

23h-00 Adoração ao Santíssimo na Sé Catedral

20/11/2022

00h-04hRecreacção na Sé Catedral

07h30 Missa de envio dos Peregrinos na Sé Catedral

A Igreja moçambicana é jovem, pois a própria população moçambicana é maioritariamente jovem, e a juventude moçambicana, os jovens cristãos em Moçambique, estão bem presentes na Igreja. O grande desafio agora para a Igreja, admite o Presidente da CEM, e em particular para os Pastores, é de acompanhar devidamente os jovens. “Trata-se de uma juventude sedenta de Deus, uma juventude disposta a ser Igreja, a viver como membros da Igreja, mas ao mesmo tempo também uma juventude que enfrenta desafios da formação, da educação e de bom acompanhamento”.

A exortação e encorajamento dirigido pelo Dom Inácio Saure – Arcebispo de Nampula e Presidente da CEM a todos os jovens é, pois, “que adiram bem aos ensinamentos das catequeses desta jornada como forma de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”. Com Maria nos deixemos conduzir ao encontro do Messias.