Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

II Jornada Nacional da Juventude em Nampula, Moçambique

Nos dias 16 a 20 de Novembro de 2022, a Arquidiocese de Nampula acolheu a II Jornada Nacional da Juventude, cujo o tema foi, “Encontramos o Messias” (Jo 1, 41) “a acompanhar os Jovens na Igreja e na Sociedade, hoje”. Sim, esta foi uma grande festa de fé juvenil. Foi na verdade um momento ímpar preparado pelos jovens, com os jovens e para os jovens a fim de procurar unir e construírem pontes de amizade, de esperança, de fraternidade, de solidariedade e de paz em Moçambique, com um olhar solidário ao mundo inteiro.

A acompanhar os jovens estiveram presentes os Bispos: Dom Inácio Saure – Arcebispo de Nampula e Presidente da CEM, Dom Inácio Lucas Mwita – Bispo da Diocese de Gurúè, Dom Francisco Chimoio – Arcebispo da Arquidiocese de Maputo.

Importa referir que este evento foi adiado por dois anos devido a Pandemia da Covid-19. Durante os dias da jornada existiram momentos de catequeses onde os catequistas abordaram assuntos pertinentes relacionados com a juventude e identificou-se os caminhos que podem ajudar os jovens a ir ao encontro de Cristo. Destacou-se a importância do encontro pessoal com Cristo como caminho para uma boa integração social. Demonstrou-se, com exemplos, os meios que os Jovens podem usar para encontrar o Messias. Abordou-se uma das grandes dificuldades do jovem de hoje que é a de fazer escolhas acertadas na vida.

De facto, o mundo apresenta muitas propostas, as quais, embora numerosas e aliciadoras, revelam-se efémeras e vazias de sentido. Por isso a Igreja não pode renunciar à grave responsabilidade de acompanhar os jovens na escolha da sua orientação pois, eles são membros integrantes das nossas comunidades, se os preparamos mal hoje, comprometemos a Igreja de amanhã.

As nossas Irmãs da Comunidade de Nossa Senhora das Vitórias – Nampula envolveram-se de forma activa na organização e preparação deste grande evento de Igreja. A Irmã Isabel Cristone Setimane e as Pré- Aspirantes estiveram integradas na comissão da Liturgia e Irmã Magritha Patrice Bombo na comissão da saúde.

Entre outras actividades programadas pela COL (Comissão Organizadora Local da II Jornada Nacional da Juventude) este constou com o seguinte programa geral:

16/11/2022

Chegada dos peregrinos na sede do COL

17/11/2022

13H30 Concentração na Sé da Catedral de Nampula

14h-16 h Apresentação das dioceses e recreação na Sé Catedral

17h-19h Missa de Acolhimento na Sé Catedral

18/11/2022

08h-09h30 Catequese na Paróquia de acolhimento

09h30-10h30 Confissões na Paróquia de acolhimento

11h Missa na paróquia de acolhimento

12h Almoço no local de acolhimento

13h-14h descanso e passeio

19/11/2022

08h-09h30 Catequese na Paróquia de acolhimento

11h-12h almoço na Paróquia de acolhimento

12h30 Concentração no Pavilhão de Desporto

13h-16h Encontro Inter-Religioso no Pavilhão de Desporto

16h30-18h Peregrinação pelas artérias da cidade de Nampula até a Sé Catedral de Nampula

19h-21h Missa da vigília na Sé Catedral

21h-22h Jantar na Sé Catedral

22h-23h Palestra na Sé Catedral

23h-00 Adoração ao Santíssimo na Sé Catedral

20/11/2022

00h-04hRecreacção na Sé Catedral

07h30 Missa de envio dos Peregrinos na Sé Catedral

A Igreja moçambicana é jovem, pois a própria população moçambicana é maioritariamente jovem, e a juventude moçambicana, os jovens cristãos em Moçambique, estão bem presentes na Igreja. O grande desafio agora para a Igreja, admite o Presidente da CEM, e em particular para os Pastores, é de acompanhar devidamente os jovens. “Trata-se de uma juventude sedenta de Deus, uma juventude disposta a ser Igreja, a viver como membros da Igreja, mas ao mesmo tempo também uma juventude que enfrenta desafios da formação, da educação e de bom acompanhamento”.

A exortação e encorajamento dirigido pelo Dom Inácio Saure – Arcebispo de Nampula e Presidente da CEM a todos os jovens é, pois, “que adiram bem aos ensinamentos das catequeses desta jornada como forma de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”. Com Maria nos deixemos conduzir ao encontro do Messias.

 

PARTILHA