NOTÍCIAS

PARTILHA

Fátima Jovem 2024 – Chamados ao Encontro

O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), da Igreja Católica em Portugal, explicou que querem que o ‘Fátima Jovem’ 2024, nos dias 4 e 5 de maio, tenha enraizado o desafio à missão em cada realidade.

“É um programa de encontro de jovens da Igreja, mas também de jovens que viveram a experiência de um encontro com Cristo na Jornada e que estão a reforçar-se também ao nível das paróquias, ao nível dos grupos jovens, ao nível das dioceses. Queremos que este encontro seja muito, muito virado para a missão”, disse Nuno Camelo.

O diretor do DNPJ, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), realça que querem que a peregrinação encontro nacional de jovens seja uma possibilidade de se concentrarem em Fátima “para viver Fátima do ponto de vista missionário”, e para que possam também “viver a partir daí e até lá as experiências missionárias”.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil já divulgou o programa para o ‘Fátima Jovem 2024’, que tem como tema central ‘Chamados ao Encontro’, desenvolvendo-se, no primeiro fim-de-semana de maio, em três chamamentos: “Chamados por Maria; chamados para a missão; chamados para a Festa”.

As inscrições para a peregrinação nacional de jovens ao Santuário de Fátima também já estão a decorrer, no sítio online do DNPJ, e, segundo o entrevistado, faz parte da inscrição do programa deste encontro “ter uma experiência de missão nas suas comunidades”, antes dos dias 4 e 5 de maio, e que os jovens participantes também possam ter “outras experiências de missão” quando regressarem às suas dioceses.

“Reforçando muito que os jovens ao serviço da Igreja são sobretudo os jovens ao serviço do outro, e é isso que nos define, é isso que define a nossa forma de estar, é isso que dá força à nossa energia, à nossa alegria, à nossa vivacidade e à nossa fé”, desenvolveu.

Nuno Camelo acrescenta que “este é o mote mais importante para lançar neste encontro, depois das Jornada Mundial das Juventude” em Portugal, a edição internacional em Lisboa, realizada de 1 a 6 de agosto de 2023, “onde a missão, o voluntariado, a entrega, o acolhimento, a partilha” foram palavras “muito, muito sérias e muito vividas”.

“É esse desafio que estamos a lançar aos jovens para este Fátima jovem 2024”, conclui o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, organismo da Comissão Episcopal do Laicado e Família da CEP.

A peregrinação nacional de jovens ao santuário mariano da Cova da Iria, o ‘Fátima Jovem’, mobiliza os grupos de jovens das dioceses e dos diversos movimentos/congregações de pastoral juvenil da Igreja Católica em Portugal, de norte a sul e ilhas. 

Programa:

Sábado, 04 maio
10h00 – Acolhimento, Check-in, no Paulo VI – “Chamados por Maria”
13h00 – Almoço
14h00 – “Chamados ao Serviço”
17h15 – Concentração na Capelinha das Aparições
18h00 – “Chamados à Festa”
20h00 – Jantar
21h30 – Terço e Procissão de Velas
22h30 – Tempo disponível para as Dioceses, Movimentos e Congregações
Oração da noite (por cada realidade)

Domingo, 05 maio
Oração da Manhã (por cada realidade)
08h30 – Exposição do Santíssimo Sacramento na Capela da Morte de Jesus (até às 09h30)
10h00 – Terço e Procissão
11h00 – Eucaristia com envio dos jovens
13h00 – Encerramento e regresso a casa

Inscrições:

São convidados a viver este encontro os jovens com idades entre os 15 e os 30 anos, acompanhados pelos seus animadores, provenientes de todas as Dioceses, Movimentos e Congregações, devendo ser realizada a inscrição por grupo (de até 15 elementos) sem limite de grupos por proveniência.

A participação terá uma inscrição por jovem de 5 euros (modalidade A), ou de 10 euros (modalidade B com jantar de sábado). Todos os elementos de um grupo por uma questão de facilitar a logística, devem escolher a mesma modalidade.

O transporte, alimentação e alojamento devem ser tratados por cada grupo, diocese ou movimento, sendo que para o efeito partilhamos também lista de alojamentos em Fátima, com os respectivos contactos. O almoço de sábado deverá preferencialmente vir preparado de casa, sendo que a organização, mediante inscrição e pagamento da respectiva modalidade, poderá assegurar o jantar de sábado para os grupos que optem por essa modalidade.

Relembramos que o serão de sábado está propositadamente em aberto para que as vossas estruturas de Pastoral Juvenil (diocese, movimento, congregação) possam, caso queiram, aproveitar para um momento de congregação particular. 

 

(Fontes: agencia.ecclesia.pt e dnpj.pt)

PARTILHA