Jovem, a vida religiosa consagrada é paixão por Jesus Cristo e pelo Seu projeto de salvação!
Se sentes em teu coração, o desejo de seguir Jesus casto, pobre e obediente, a exemplo de Francisco de Assis e a Irmã Wilson, entra em contato connosco!
Vê se vives estes sinais vocacionais:
- Ter vontade de entregar a vida totalmente a Deus sem guardar nada para si;
- Amar profundamente a Jesus Cristo e como Ele desejar trabalhar pela salvação das pessoas;
- Amar a Igreja de todo o coração;
- Desejar viver uma vida de conversão contínua, na simplicidade, na castidade consagrada, na pobreza evangélica, na obediência aos superiores, aberta a todos por um diálogo franco;
- Estar disposta a dar até a vida pela Igreja, por Jesus Cristo e pelos pobres.
“A vocação religiosa é a maior graça que Deus dá à criatura; por isso mesmo, a maior ingratidão e a maior infelicidade é recusar aceitá-la” (Irmã Wilson, carta 57)
Formação Inicial
Serviço de Animação Vocacional (SAV)
É um serviço prestado pelas comunidades paroquiais, por animadores vocacionais, cuja finalidade é ajudar cada jovem a encontrar o seu lugar na Igreja. As nossas Irmãs também estão inseridas neste serviço.
As ações do SAV são essencialmente:
Oração: Adoração Eucarística, terços vocacionais, reflexões, celebrações vocacionais, tendo em conta que toda vocação vem de Deus: “Pedi ao Senhor da Messe que envie operários à Sua Messe” (Mt 9,37-38).
Encontros vocacionais: São encontros juvenis sobre vários temas que ajudam os jovens a crescerem como pessoas e como cristãos. Nestes encontros também se aprende o que é vocação e as diversas vocações que existem na Igreja: Vocação à Vida, Vocação Cristã, Vocação à Santidade, Vocação Laical, Vocação Matrimonial; Vocação à Vida Religiosa Consagrada e Vocação Sacerdotal.
Acompanhamento vocacional: Consiste num atendimento pessoal onde o/a jovem pode partilhar sobre a sua oração, seus desejos, dúvidas vocacionais, motivações e decisão de entrar para uma Congregação Religiosa. Este acompanhamento também se faz com visitas da jovem ao convento e das Irmãs à família da jovem.
Aspirantado:
É um tempo destinado a proporcionar à candidata a primeira experiência no estilo de vida a que se sente chamada, o que lhe permite continuar o seu discernimento vocacional. Ser aspirante significa aspirar a Vida Religiosa. É feito em alguma das nossas Comunidades.
Pela palavra e pelo testemunho, é-lhe proposto o exemplo da Irmã Wilson e de São Francisco no seguimento de Cristo e a beleza do dom total de si à causa do Evangelho.
Durante o Aspirantado a jovem tem a possibilidade de aprofundar a sua consagração batismal, discernir o próprio projeto vocacional e desenvolver a capacidade de resposta livre, consciente e responsável ao chamamento de Deus. Cultiva a sua formação integral, promovendo o crescimento humano, cultural e cristão que facilite o futuro exercício da missão pela entrega total ao Senhor.
Esta etapa proporciona à Congregação a possibilidade de discernir se a jovem dá esperança de possuir as condições necessárias para a vida de mulher consagrada, segundo o nosso carisma de Irmãs FNSV.
Postulantado:
É um período de preparação, entre seis meses a dois anos que a candidata faz antes de ingressar no Noviciado. É um tempo no qual a candidata pede para ser Irmã. A palavra postulante (do latim) significa “aquele que pede”. Assim, o Postulantado tem como significado maior o grande pedido para se tornar uma Franciscana de Nossa Senhora das Vitórias. Esta experiência de formação abrange as dimensões: humana, cristã, psicológica e espiritual. Esta etapa formativa tem como principal característica ajudar a postulante a passar do contexto secular para aquele da Vida Religiosa, seguindo a espiritualidade da Venerável Irma Wilson e São Francisco de Assis, os valores cristãos, como a solidariedade, o amor ao próximo, a fraternidade, o esvaziamento de si para se doar ao outro. No dia a dia, tudo isso é cultivado através de encontros formativos com as Irmãs. A rotina das postulantes é cheia de afazeres que lhes proporcionam oração pessoal e comunitária, aulas internas, trabalhos braçais e manuais, retiros, leitura orante da Palavra, experiência pastoral onde podem colaborar em diversas atividades como catequese, lares de idosos, escolas.
Noviciado:
A etapa do Noviciado é um tempo de verdadeiro “noivado” com Jesus Cristo, pois as jovens Noviças, no seu dia-a-dia, por meio da oração, de estudos, reflexões, partilhas, acompanhamento pessoal e convivência fraterna, se fortalecem na adesão a Ele, conhecem os valores e as exigências próprias da Vida Consagrada, o Carisma, a Espiritualidade e a Missão da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.
O Noviciado é um tempo de preparação para quem deseja doar-se integralmente a Deus mediante a Consagração Religiosa. As noviças façam a sua adesão total a Nosso Senhor Jesus Cristo e construam as bases da futura Vida Religiosa e apostólica pela qual se tornarão participantes da vida e da missão do Senhor. Sejam tão unidas a Ele pelo exercício de todas as virtudes, que possam dizer: “O meu viver é Cristo” (Gl 2,20). Porque nada é tão importante para nós, nada nos é tão próprio como a imitação das virtudes de Jesus. cf Cân 646.
O Noviciado tem a duração de dois anos, o primeiro compreende o “Ano Canônico”, que, deve ser feito na Comunidade do Noviciado, e o segundo ano é chamado apostólico, onde a jovem faz um tempo de experiência em uma Comunidade da Congregação. Terminado o Noviciado, a jovem faz a sua Primeira Profissão Religiosa, faz voto a Deus de Castidade, Pobreza e Obediência por um ano. Assim, já se torna uma Religiosa Consagrada, e começa a viver a etapa do Juniorado, pois tem votos temporários.
Juniorado:
O Juniorado é um tempo de aprofundamento da vida interior, de aperfeiçoamento da oração e a preparação das Irmãs para uma vida mais plena no espírito da Congregação e para a realização da sua missão. Tempo de consolidar a formação inicial em ordem a uma maior identificação vocacional e ao compromisso definitivo pela Profissão Perpétua.
O Juniorado tem a duração de 5 anos. Neste período as Irmãs Juniores vão assumindo gradativamente as responsabilidades no serviço apostólico da Congregação, completam a formação religiosa e profissional e adquirem as qualificações adequadas, necessárias para desempenhar o trabalho apostólico, fazem experiências missionárias para um maior amadurecimento. Durante o Juniorado os votos renovam-se anualmente.
Aprendem a servir nas diversas pastorais e movimentos da Igreja, a amar os mais pobres ao jeito da Venerável Irmã Wilson, a servir os sofredores com amor, a dialogar com pessoas de diferentes estados e crenças, a ser pronta para assumir qualquer trabalho. Assim ficam aptas, com a graça de Deus para servir à obra redentora de Cristo.
Profissão Perpétua:
Terminado o tempo do Juniorado, as Irmãs Juniores fazem o seu pedido para o Ano de Preparação para a Profissão Perpétua. A experiência formativa própria do Juniorado completa-se com um período de formação intensa, passado em recolhimento, oração e reflexão. Destina-se a preparar a Irmã para assumir consciente e definitivamente, a sua opção vocacional. Liberta de outras atividades, faz a experiência de um encontro profundo com Deus e consigo mesma, crescendo no conhecimento, no afeto e na vontade de ser toda de Deus e para sempre. Terminado o Ano de Preparação, a Irma Júnior faz o pedido de admissão para a Profissão Perpétua. A partir daí, já pode assumir mais responsabilidades na missão da Congregação, sempre unida a Jesus, o seu Divino Esposo para dar bons frutos e atenta à sua formação permanente para melhor amar e servir até o fim, conforme a santa vontade de Deus.