Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Encontro de Juniores, Conferência dos Religiosos do Brasil

Encontro de Formação de Juniores em Belo Horizonte, MG, Brasil
Tema: Vocação, a missão e a juventude na Vida Religiosa Consagrada

Decorreu nos dias 30/09 a 01/10/2023 o encontro dos/as religiosos/as Juniores que residem em Minas Gerais, dentre eles as nossas Irmãs Juniores que moram em Barbacena. O assessor deste encontro foi o Dr. Carlos Eduardo Cardoso, especialista em assuntos sobre a Juventude. Ele falou-nos do objetivo do terceiro Ano Vocacional no Brasil.

O Ano Vocacional no Brasil é uma oportunidade para redescobrir a Igreja e a sua missão: dinamizar as pequenas comunidades eclesiais e missionárias com uma injeção vocacional. Este tema: a VOCAÇÃO e a MISSÃO tem como objetivo promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis para o despertar de todas vocações, como graça e missão, ao serviço do Reino de Deus.

Falou-nos também da importância do Serviço de Animação Vocacional, SAV e da Pastoral Vocacional, PV. O SAV é um serviço organizado da Igreja que promove e anima a dimensão vocacional e ministerial. Visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes da vocação e acompanhar o processo da ação vocacional consciente e livre.

Tem por objetivo sensibilizar as comunidades para a realidade das vocações, promover o despertar, acolher, acompanhar, encaminhar e sustentar os vocacionados/as.

O jovem na Vida Consagrada deve ter estas características, que muito contribui para a animação vocacional:

  • Apaixonadas/os pela vida e pelo Senhor da Vida
  • Equilíbrio
  • Visionário
  • Simples e profundo
  • Leves e de bem com a vida
  • Semeadores de esperança em um contexto de desesperança.
  • Atentos aos apelos do povo até às últimas consequências.
  • Martirial: A centralidade da espiritualidade martirial é a defesa da vida, caminho do testemunho, da resistência, da profecia e da esperança, de denúncia das injustiças e de anúncio do Reino, enfim, uma mística do cuidado com a Vida.
  • Alegres e próximos do povo.

Dentro do SAV ocupa um lugar especial a Pastoral Vocacional, onde todos os batizados, seguidores de Jesus Cristo, são chamados a se tornarem evangelizadores. A Pastoral Vocacional torna-se uma ação pastoral feita nas comunidades eclesiais para despertar o serviço dentro da Igreja diocesana e paroquial. É urgente dedicar um cuidado especial ao Serviço de Animação Vocacional, cultivando os ambientes onde nascem as vocações ao Sacerdócio e à Vida Consagrada (Cf. Documento de Aparecida, 315)

PARTILHA