Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Encontro de Juniores, Conferência dos Religiosos do Brasil

Encontro de Formação de Juniores em Belo Horizonte, MG, Brasil
Tema: Vocação, a missão e a juventude na Vida Religiosa Consagrada

Decorreu nos dias 30/09 a 01/10/2023 o encontro dos/as religiosos/as Juniores que residem em Minas Gerais, dentre eles as nossas Irmãs Juniores que moram em Barbacena. O assessor deste encontro foi o Dr. Carlos Eduardo Cardoso, especialista em assuntos sobre a Juventude. Ele falou-nos do objetivo do terceiro Ano Vocacional no Brasil.

O Ano Vocacional no Brasil é uma oportunidade para redescobrir a Igreja e a sua missão: dinamizar as pequenas comunidades eclesiais e missionárias com uma injeção vocacional. Este tema: a VOCAÇÃO e a MISSÃO tem como objetivo promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis para o despertar de todas vocações, como graça e missão, ao serviço do Reino de Deus.

Falou-nos também da importância do Serviço de Animação Vocacional, SAV e da Pastoral Vocacional, PV. O SAV é um serviço organizado da Igreja que promove e anima a dimensão vocacional e ministerial. Visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes da vocação e acompanhar o processo da ação vocacional consciente e livre.

Tem por objetivo sensibilizar as comunidades para a realidade das vocações, promover o despertar, acolher, acompanhar, encaminhar e sustentar os vocacionados/as.

O jovem na Vida Consagrada deve ter estas características, que muito contribui para a animação vocacional:

  • Apaixonadas/os pela vida e pelo Senhor da Vida
  • Equilíbrio
  • Visionário
  • Simples e profundo
  • Leves e de bem com a vida
  • Semeadores de esperança em um contexto de desesperança.
  • Atentos aos apelos do povo até às últimas consequências.
  • Martirial: A centralidade da espiritualidade martirial é a defesa da vida, caminho do testemunho, da resistência, da profecia e da esperança, de denúncia das injustiças e de anúncio do Reino, enfim, uma mística do cuidado com a Vida.
  • Alegres e próximos do povo.

Dentro do SAV ocupa um lugar especial a Pastoral Vocacional, onde todos os batizados, seguidores de Jesus Cristo, são chamados a se tornarem evangelizadores. A Pastoral Vocacional torna-se uma ação pastoral feita nas comunidades eclesiais para despertar o serviço dentro da Igreja diocesana e paroquial. É urgente dedicar um cuidado especial ao Serviço de Animação Vocacional, cultivando os ambientes onde nascem as vocações ao Sacerdócio e à Vida Consagrada (Cf. Documento de Aparecida, 315)