NOTÍCIAS

PARTILHA

E agora?

Chegou o dia da JDJ! Vestidos com t-shirts coloridas e que trazia no peito o mote: “Alegres na Esperança”, (cf. Rm 12,12) e no verso a pergunta: E agora? Assim chegamos à Jornada Diocesana da Juventude, JDJ, que aconteceu no dia 26 de novembro de 2023, Solenidade de Cristo Rei, em Vila Franca de Xira. Foi um acontecimento muito significativo neste dia da Juventude, que nos fez reviver a JMJ Lisboa 2023, e que esteve à altura deste inesquecível evento mundial.

Foi com muita alegria que acolhemos centenas de jovens de todo patriarcado de Lisboa desejosos do encontro com Jesus Cristo vivo, e acompanhados pela Igreja Viva e dinâmica na pessoa do senhor bispo Dom Rui Valério, Patriarca de Lisboa, e do Dom Joaquim, de muitos sacerdotes, religiosos e religiosas de várias congregações (inclusive a nossa Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias), catequistas e lideranças dos vários grupos. Como foi gratificante ver o desenvolvimento de tantos adolescentes e jovens e a alegria de pertencer a Igreja e de viver a sua fé; a alegria de fazer novos amigos e de vibrar, cantar e dançar a vida. O entusiamo e a energia do encontro foram contagiantes, e nos aqueceu num forte calor humano que fez diminuir o frio.

E agora? Depois de participar da Jornada Mundial da Juventude e agora da Jornada Diocesana da Juventude fica para cada jovem e para cada participante um grande desafio: crescer como pessoa, crescer como cristão, depois do encontro com Jesus Cristo Vivo e com tantos irmãos e irmãs que seguem a Cristo como eu, eu preciso ser melhor, eu preciso abrir-me à conversão, eu preciso abrir-me à solidariedade e ser diferente, cada dia melhor diante dos desafios da sociedade; ser perseverante no seguimento do Mestre e anunciá-Lo corajosamente ao mundo. Realmente a JMJ causou grande impacto social e eclesial e nos afetou a todos, com uma mensagem eloquente, destemida e um grande desafio de vivermos pra valer a nossa fé e a nossa adesão pessoal à Jesus Cristo!

Em sua homilia na santa Missa de encerramento da JDJ, o senhor Bispo dom Rui Valério nos convidou a encarar este desafio de sermos diferentes, a acolhermos o desafio de encontrar e servir o Senhor nos mais pobres e necessitados, como nos pediu o Evangelho desta solenidade de Cristo Rei. Afinal, como diz um filme: “Eu sou tu”. O sofrimento do irmão é o meu sofrimento. E o meu sofrimento é dele também.

A JDJ foi um grande incentivo ao Encontro com Jesus Cristo, à oração, ao sacramento da Reconciliação, à reflexão de temas atuais como: O Sínodo, a comunhão com Deus, a educação para o amor, as vocações como sentido da vida, a ecologia, as guerras. Foi um apelo à solidariedade entre os jovens e com o todo, um convite à partilha de vida, a ver mais além, a sermos mais ousados na vivência da nossa fé como Igreja viva e atuante neste mundo. Ficou o desafio para cada um de nós e fazemo-lo chegar até você, caro/a leitor/a: vivemos a JMJ Lisboa 2023 e a JDJ em Vila Franca de Xira, e agora? Tudo continua igual ou vamos fazer a diferença na Igreja, na família, na escola, na sociedade?

PARTILHA