Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Dia Missionário da Congregação e 85 Anos de Expansão Missionária da Congregação

O Senhor nos dê a Sua Paz!

 

… Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há-de salgar-se?… Não serve para nada… Vós sois a luz do mundo… brilhe a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus». Mt 5, 13-16.

Celebramos hoje a festa de Santo António e o dia Missionário da Congregação. Há 85 anos, precisamente nesta data, 12 Irmãs chegaram pela primeira vez em missão do anúncio do Evangelho e da dilatação do Reino, em terras de África, concretamente em Moçambique. Este é para nós um dia de acção de graças e de louvor ao Senhor por tudo o que ao longo dos 85 anos operou na vida da Congregação e por tantas vidas doadas gratuitamente pela causa do Reino e de mais uma vez reafirmarmos o nosso compromisso missionário.

As 12 Irmãs deixaram a sua terra e conforto familiar e pátrio e sem olharam a mais nada colocaram-se nas mãos da Divina Providência e partiram sem saber o que lhes esperava, mas sim, com a certeza de que, Aquele que as enviava estaria sempre com elas a iluminar, a guiar e a conduzir toda a acção evangelizadora. É um grande testemunho de fé e um grande legado missionário para nós hoje, que impulsionados por tão grande testemunho estejamos abertos a partir aonde o Senhor nos enviar.

Ao celebrarmos o dia missionário da Congregação, somos chamados a sermos sal e luz do mundo; somos chamados a partirmos e irmos a todas as latitudes, a fim de continuar e trabalhar na consolidação e dilatação do Reino de Cristo, levando a todos o anúncio do Evangelho.

Como a nossa querida Fundadora a Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson, não pensemos senão em fazer o bem e implantar o Reino de Deus, usando todos os meios ao nosso dispor e alcance para a promoção humana e espiritual dos irmãos em Cristo. O nosso mundo, a nossa sociedade grita e clama por nós, sejamos pois, sal e luz para o nosso mundo, dando sabor e vigor, brilho e beleza. Ponhamos à disposição dos irmãos os dons recebidos gratuitamente de Deus como o sal e a luz, a fim de que o mundo vendo as nossas boas obras glorifique o Pai que está no Céu, cf Mt 5, 16 e o mundo sinta a diferença pelo sabor e brilho agradável que a nossa missão produz nas suas vidas.

Celebremos igualmente o dia Missionária da Congregação e os 85 anos de expansão Missionária da Congregação tomando novamente consciência da necessidade que a Congregação continua tendo de deixar ecoar a Palavra de Deus que diz: “Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar”, e o mandato do Salvador: Ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova a toda a criatura; o que implica e requer de todos: amor a causa do Reino, disponibilidade, desapego, espírito de sacrifício e zelo como aconteceu na vida da nossa Fundadora, que deixando tudo: pátria, família, costumes, língua materna, conforto, entre outros, dedicou-se unicamente ao mandato do Senhor Jesus e à Sua santa vontade.

Abracemos com amor e determinação o mandato do Senhor vivido pela Irmã Venerável Irmã Maria de São Francisco Wilson.

A todos saúdo fraternalmente e imploro sobre vós a bênção de Deus por intercessão de Santo António: O Senhor esteja junto de nós, para nos defender; dentro de nós, para nos guiar; sobre nós, para nos abençoar; Ele que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina por todo o sempre. Amen.

Boas Festas do dia Missionário da Congregação e dos 85 anos de Expansão Missionária da Congregação.

Senhor, Venha a nós o Vosso Reino.