“Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes” Sl 137.
No dia 07 de maio de 2024, a Província do Coração de Maria, Madeira, teve a alegria de fazer a abertura das comemorações do primeiro centenário da Escola do Santo Condestável, Camacha, com a Celebração da Santa Missa, na Igreja paroquial, presidida por sua Excelência Reverendíssima Sr. Bispo do Funchal Dom Nuno Brás. Alguns sacerdotes concelebraram e estiveram presentes algumas autoridades governamentais, muitas Irmãs da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias e membros da Associação Amigos da Irmã Wilson, professores, muitos alunos com as suas famílias e benfeitores da Escola, além do povo santo de Deus.
Foi um momento de grande alegria e ação de graças pela dedicação de tantas Irmãs e de toda a comunidade escolar ao longo destes cem anos de serviço em prol da educação. Louvado seja Deus!
Foi um grande incentivo para todos nós a continuarmos a fazer “todo o bem que nos é possível” (Irmã Wilson), acreditando e apostando nas novas gerações e nas vocações para dilatar o Reino de Deus neste mundo. Expressamos a nossa sincera gratidão à PCM por inúmeras Irmãs que nessa Escola deram a sua vida, pelo amor derramado em tantos corações, pela perseverança e serviço de tantas pessoas cheias de altruísmo. Por tudo e por tanto, demos graças a Deus, pelo ontem pelo hoje e pelo amanhã.
Terminamos esta celebração com muito otimismo cristão a cantar:
“E a vida não vai parar,
Vai como o vento
Tens tudo a dar,
Não percas tempo
Podes saber que vais chegar
Onde Deus te levar!”
Escola do Santo Condestável celebra Centenário
No dia 7 de maio de 2024, a escola do Santo Condestável – Camacha, completou 100 anos de existência assim como a Capela de S. José. As comemorações desta data tiveram início com a celebração de uma Eucaristia, na igreja da Camacha, presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás da Silva e tendo como concelebrantes o Padre Óscar Andrade, pároco da freguesia, Padre Manuel Quintal, padres Crúzios O.S.C e Padre Pedro de Nóbrega, ex-aluno da escola. Estiveram presentes algumas entidades locais e regionais, Encarregados da Educação, Irmãs da Congregação, incluindo o grupo das Irmãs juniores do Ano de preparação, em peregrinação, na Madeira. Na homilia, o senhor bispo vincou que “não são todas as localidades, todas as freguesias que se podem orgulhar de celebrar os 100 anos de uma escola”, sendo este facto “motivo de darmos graças a Deus. A celebração foi animada por um grupo de ex-alunos da escola. No fim da Eucaristia, os atuais alunos cantaram, com muito entusiasmo, o hino da escola, de autoria da professora Márcia Gouveia, ex-professora da escola.
Esta escola foi fundada em 1924, por iniciativa de Abel Ferreira de Nóbrega, jovem natural da Camacha. Este jovem concebe a ideia de fundar uma escola, onde as crianças pudessem estudar e recebessem as bases sólidas de uma educação moral e cristã. As Irmãs assumiram esta causa e desde então a escola tem proporcionado uma educação fundada nos verdadeiros valores cristãos e humanos.
Para dar visibilidade à história destes cem anos, foi montada uma exposição de fotografia, na Capela, onde espelha as vivências dos alunos e professores que por aqui passaram.
Em ambiente festivo, muitos se juntaram na cantina da Escola, preparada para um convívio e degustação.
Foto de Capa: Duarte Gomes