150 anos da conversão da Venerável Mary Jane Wilson à Igreja Católica: Ponto alto do ano jubilar
No passado dia 30 de abril de 2023 celebramos com imensa alegria e gratidão o ponto alto deste ano jubilar, com um tríduo preparatório, com a presença das Irmãs e formandas, de vários sacerdotes amigos que celebraram conosco nas várias Paróquias onde estamos inseridas, da Associação dos Amigos da Irmã Wilson, de familiares das Irmãs, de nossos benfeitores e colaboradores e de todo o povo santo de Deus.
Na Cúria Geral, Apelação, Portugal, celebramos todos os momentos com muita fé. No primeiro dia do tríduo, tivemos a mesa redonda sobre a vida, missão e o carisma da Venerável Irmã Wilson, com a participação das Irmãs e simpatizantes da Irmã Wilson na Paróquia da Encarnação. No segundo dia fizemos a Vigília em ação de graças pelo dom da fé e da conversão e por todas as maravilhas que o Senhor realizou em Mary Wilson a bem Igreja. Nesta adoração ao Santíssimo Sacramento, precisamente na data da sua conversão, fizemos memória do que ela escreveu em sua agenda: 30 de abril de 1873: Recebi o dom da fé!
Mary alcançou esta graça após passar a noite inteira em oração, agarrada a pequena imagem de Nossa Senhora das Vitórias, que lhe fora oferecida pelo Padre Chierici, sacerdote redentorista que a acompanhou espiritualmente no processo da sua conversão do Anglicanismo para a Igreja Católica. Assim rezou:
Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e minha Mãe, vós que vencestes todas as dificuldades e tanto sofrestes por amor do vosso divino Filho, Jesus Cristo, alcançai-me a graça de ser esclarecida se é verdade que Jesus Cristo vivo está no Santíssimo Sacramento para que eu possa pertencer a Igreja Católica. E apertando ao peito a santa imagem dizia: não vos deixo esta noite sem que me esclareçais.
Pela noite dentro tudo se transforma. Mary sente-se de tal maneira esclarecida que chega a dizer que o quarto estava inundado de luz. Todas as dúvidas se dissiparam. Manhã cedo foi ao encontro do sacerdote para lhe comunicar a grande graça alcançada e combinou com ele o dia da Abjuração. Esta realizou-se a 11 de maio seguinte, dia em que recebeu o Batismo sob condição (pois Mary Jane já tinha sido batizada no Anglicanismo, mas não havia certeza se o Batismo era válido para a Igreja católica, se fosse hoje não seria necessário) e comungou pela primeira vez.
Ressaltamos que na religião Anglicana Mary também aprendeu muita coisa boa, como a profunda convicção que o sangue de Cristo nos lava de todo pecado, uma profunda confiança no amor e na providência do Pai e grande amor e vivência da Palavra de Deus.
No dia 30 de abril participamos da Santa Missa festiva na Paróquia. A nossa Superiora Geral, Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa e a terceira Conselheira, Irmã Ana Rita Nunes Araújo participaram das celebrações em Moçambique, estando em visita fraterna à PNSF. Em todos os lugares e países vivemos fortes momentos de adoração, vigílias, partilhas e sobretudo a Santa Eucaristia, fonte e cume da vida da Igreja e da Irmã Mary Wilson:
Mary Wilson procurou no seu longo caminhar,
A fé que tanto desejou, na Eucaristia a veio encontrar.
Na família anglicana, Mary deu os primeiros passos
Vive a fé, mas a Deus clama, sem nunca baixar os braços!
Sempre e em cada dia procura, o lugar e a certeza da fé,
Inicia um caminho que dura e a coloca vigilante, de pé.
Muitas são as dificuldades que a vida lhe impõe
Mas a procura da verdade são suas principais razões.
Na noite de oração fervorosa invocou a Senhora das Vitórias
Reconhece: “A vitória foi Vossa, Vos confesso perpétua memória”
Percorreu muitos caminhos sem saber onde iriam dar
Enfrentou os desafios sem nunca deixar de avançar
A data que estamos a celebrar é caminho de luz e esperança
Depois de muito remar encontrou paz e bonança.
A Irmã Wilson é a medida com que devemos nos confrontar
Na vivência de um carisma que dela podemos herdar.