NOTÍCIAS

PARTILHA

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR 2024

…Não vos assusteis. Procurais a Jesus de Nazaré, o Crucificado? Ressuscitou: não está aqui. Vede o lugar onde O tinham depositado. Agora ide dizer aos seus discípulos e a Pedro que Ele vai adiante de vós para a Galileia. Lá O vereis, como vos disse. (Mc 16, 5-7)

A paz, a alegria que brotam de Cristo ressuscitado são os votos que formulo e endereço para cada um vós.

Celebremos com alegria e júbilo a Ressurreição do Senhor, mistério central da nossa fé, que dá sentido pleno à nossa vida como cristã. Com a Sua ressurreição, o Senhor Jesus nos abre e indica o caminho que devemos seguir para chegarmos ao Pai.

Celebrar a Páscoa do Senhor significa celebrar a centralidade da nossa fé, na certeza de que o Senhor nos ilumina, coloca nas nossas vidas e nos nossos corações uma imensa e grande alegria, uma paz indizível, uma esperança viva que nos inunda de um verdadeiro e infinito amor (cf TD 13).

São Marcos, no trecho que nos apresenta, relata que Jesus está connosco, está vivo e vai adiante de nós, precede-nos, é o primeiro a vir ao nosso encontro, ao encontro das nossas tristezas, pois assim se encontravam aquelas mulheres e os discípulos depois da sua morte. Vem e enche-nos novamente de alegria e esperança, dá novo sentido à nossa vida, faz-nos sair dos medos, dos nossos problemas, das nossas dificuldades e, por isso, não nos devemos assustar, como disse o Anjo, pois Cristo está vivo e quer manter-se vivo nas nossas vidas.

Com as mulheres que muito cedo foram ao sepulcro e encontraram a feliz notícia da ressurreição, alegremo-nos e exultemos, sintamos que verdadeiramente o Senhor Jesus está vivo e vive connosco; e façamos transbordar e chegar essa mesma alegria a tantos irmãos nossos que vivem abatidos e desolados, entregues ao fracasso da vida, mergulhados numa profunda tristeza, em situações difíceis e de desespero. Digamos-lhes Cristo vive, te ama, morreu por ti, traz-te uma nova esperança, uma nova oportunidade, sai da tua angústia pois o Senhor está contigo. Façamos, a experiência do encontro com Jesus ressuscitado e sejamos também nós hoje Suas testemunhas como aconteceu com aquelas mulheres, ao depararem-se com o sepulcro vazio e ao ouvirem o anúncio do Anjo.

Com a celebração do mistério da ressurreição do Senhor somos convidados a uma vida de íntima união com Ele, renunciando a tudo aquilo que nos aprisiona, o pecado, de modo a adquirirmos uma nova vida em plenitude. Portanto, somos chamados desde já, no aqui e agora da nossa vida a transparecermos com gestos concretos, nas nossas acções e atitudes, na nossa linguagem, nas nossas opções, na interação com os outros, saindo de nós mesmos a fim de abraçarmos a humanidade que clama por nós, dando e sendo sinais de esperança e de amor. Sejamos pois, dispensadores da alegria que nasce da certeza de que Cristo ressuscitado envolve-nos na atmosfera do seu infinito e misericordioso amor. Acolhamos esta certeza e passemo-la ao mundo com convicção, humildade e simplicidade; com gestos concretos, de doação e entrega aos irmãos, ou seja, “cessem as palavras e falem as obras”.

Celebrar a Páscoa do Senhor hoje, significa celebrar a vitória de Cristo, não somente sobre a morte, mas também sobre as nossas resistências, sobre a falsidade, o pessimismo, a comodidade, o egoísmo, o conformar-se com tudo, o deixar andar, a injustiça, as trevas nas quais a humanidade se encontra mergulhada… gritemos bem alto e digamos ao mundo inteiro, a começar pelos que estão mais próximos de nós, na família, no trabalho: anima-te, ergue e levanta a cabeça, Cristo venceu. Aleluia.

Ao celebrarmos a Páscoa do Senhor tenhamos presentes muitos dos nossos irmãos espalhados por várias latitudes do mundo, que vivem os horrores das guerras e das violências, feridos pela fome, pela seca, pela pobreza com diferentes nomes. Tenhamos gestos concretos de proximidade, não somente com a nossa oração, mas com algo que faça diferença e a faça sentir ao irmão que verdadeiramente o Senhor Jesus ressuscitou e está presente na sua vida e hoje se manifestou de uma forma concreta.

Intensifiquemos, portanto, a nossa oração ao Senhor vencedor da morte pedindo o dom da paz para o mundo, sobretudo para as nações que se encontram em guerras ou outras formas de conflitos, os doentes, os sem abrigo, os refugiados, os descriminados e marginalizados… e todas as formas de sofrimentos e violências.

Façamos a experiência pessoal do encontro com Jesus vivo e ressuscitado, anunciemo-Lo sendo suas testemunhas, como aconteceu com as mulheres que apregoavam a todos que Ele ressuscitou. Deixemos que a mensagem alegre da ressurreição do Senhor encha os nossos corações de alegria, paz, luz e derrube as trevas que nos impedem e paralisam de O testemunharem.

Vivamos esta Páscoa do Senhor numa atitude constante de conversão, deixando que verdadeiramente o Senhor ressuscitado vença nas nossas vidas sobre tudo aquilo que nos impede de viver uma vida nova em Cristo Jesus.

Com o Papa Francisco quero desejar a todos vós, e a quantos atravessam momentos de provação e dificuldade, uma passagem da tribulação à consolação. Não estamos sozinhos: Jesus, o Vivente, está connosco para sempre. Alegrem-se a Igreja e o mundo, porque hoje as nossas esperanças já não se quebram contra o muro da morte, mas o Senhor abriu-nos uma ponte para a vida. Sim, irmãos e irmãs! Na Páscoa, mudaram as sortes do mundo, e hoje podemos alegrar-nos de celebrar, por pura graça, o dia mais importante e belo da história, (Papa Francisco, Menagem do dia da Páscoa 09 de Abril de 2023).

Feliz e Santa Páscoa! O Senhor Ressuscitou. Aleluia! Aleluia! Aleluia!

Funchal, 28 de Março de 2024

Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa
Superiora Geral

PARTILHA