NOTÍCIAS

PARTILHA

Associação “Amigos da Irmã Wilson” realiza XXI Feira Missionária

No dia 4 de dezembro, realizou-se no Colégio de Santa Teresinha, a Feira Missionária, pela vigésima primeira vez. Durante dois anos, estivemos impedidos de levá-la à prática, devido à pandemia. Mas graças a Deus, retomámos esta atividade, muito bem acolhida pelos membros da Associação.

Logo pela manhã, o ambiente começou a ter vida, com a movimentação dos Amigos a chegar: uns vinham do norte da ilha, a Santa do Porto Moniz, e Santana, outros do outro lado do mapa, dos Canhas, uns de Santa Cruz e os de mais perto, do Funchal. Muito entusiasmo, vontade de se encontrar, vontade de cantar e rezar! Traziam as suas dádivas para exporem na feira: Batatas, couves, pimpinelas, espinafre, cebolas, abóboras, goiabas e diversos produtos da terra. Não faltou o pão saboroso de Santana! Os licores da festa, as iguarias doces, bolos variados. A máquina do café estava perto, para poderem saborear o cafezinho quente.

A Eucaristia congregou a todos, à volta do altar: eram 10.30 h. A Capela do Colégio estava toda preenchida e parecendo não haver medo do contágio Covide! Para iniciar, o grupo dos Canhas entrou com uma romagem, onde as quadras falavam não só do Menino Jesus como da Boa Mãe, a inspiradora da Associação.

Presidiu à Eucaristia, o nosso Assistente espiritual, Senhor Cónego Fiel de Sousa. Na sua homilia, começou por referir uma expressão do evangelho: “Arrependei-vos, porque está perto o Reino dos Céus” (Mt4,17). Salientou duas atitudes que a liturgia deste domingo nos inspirava – A paciência e ambiente de paz. Ambas praticadas e vividas pela Irmã Wilson. Perante as dificuldades, ela mantinha-se paciente e construía ambientes de paz. Mulher de comunhão, a todos tratava como irmãos. O Senhor Cónego proferiu as palavras de Isaías: “O lobo viverá com o cordeiro… o leão e o novilho pastarão juntos…” (Is11,6-9). Virtudes que podemos imitar da nossa Fundadora. O Senhor convida-nos a criar esta harmonia.

No Evangelho, fomos interpelados a “preparar o caminho do Senhor, endireitar as suas veredas” (Mc 1,3); um caminho que tem de ser feito por cada um de nós. Não tenhamos medo de preparar os caminhos do Senhor, palavras do Senhor Cónego. E para terminou, deixou-nos esta interpelação, ao jeito de compromisso: Sair daqui e querer viver como A Irmã Wilson e Jesus Cristo.

Pelas 12.30 horas, todos se encaminharam para a cantina, pois havia almoço para os que tinham reservado. Foi um momento agradável, de convívio e muita alegria por estarmos todos juntos a partilhar, não só a comida como o gosto e o prazer do encontro há muito desejado.

E porque não podia faltar, teve lugar um espetáculo, organizado pela nossa Presidente, a professora Graciela do Poço. Preparou um vídeo, retratando a missão de Angola com as atividades das Irmãs, junto dos pobres, crianças e idosos. Fez parte deste vídeo, um testemunho da Irmã Ana Rita, falando da sua experiência missionária em Angola. Também houve uma dança por uma criança do Colégio. Fez parte, os cantares, ao jeito de ´romagem´, trazido ao palco, pelos Amigos dos Canhas e Porto Moniz. Foi um dia bem passado e com muita animação.

Bem haja a quantos colaboraram para este dia!

 

PARTILHA