Ressoa na Liturgia da Igreja o convite a anunciar a feliz notícia: “Deus vem!” Advento, em latim “Adventus”, significa “vinda”. Em que consiste a vinda do Senhor? Ele já veio, nasceu num lugar concreto, em Belém. Caminhar em Tempo de Advento é olhar para o nascimento de Cristo, há mais de dois mil anos; é apontar para a Sua última vinda gloriosa; mas é também estarmos vigilantes e atentos às Suas vindas, no hoje das nossas vidas.
Olhar para esse acontecimento que marca a história é sermos introduzidos na história da Salvação, no projeto de Deus que vem até nós, de uma forma muito especial, em Seu Filho Jesus.
No Advento também preparamos a última vinda do Senhor. Ele há-de vir na Sua Glória, no final dos tempos. Com esta confiança construímos, agora, o nosso presente e olhamos para o futuro com olhos de esperança, com os olhos de Deus.
Mas “Deus vem!”. Ele vem agora, no hoje das nossas vidas. Advento é, por isso, tempo de vigilância e de oração, tempo de perceber e experimentar a presença de Deus, a sua visita constante às nossas vidas.
Deus vem agora a nós de muitas maneiras, através dos acontecimentos e das pessoas. Prestemos atenção em todos os sinais de Deus em nosso entorno. E seja esta a nossa oração: “Vinde Senhor Jesus!”