Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Abertura do Ano Jubilar da Fundação da Escola Comunitária Mary Wilson – Maputo

No dia 03 de Outubro de 2022, Festa da Padroeira da Escola, teve lugar a abertura do Ano Jubilar dos 25 anos da fundação da Escola Comunitária Mary Wilson – Maputo, sob o lema: “25 anos, formando com zelo e mestria ao estilo da Irmã Wilson”.

Participaram do acto o Senhor Director Distrital, Dr. Sérgio Machava, Director do Instituto Industrial de Maputo, Director da Escola Comunitária Santo António da Malhangalene, Director da Escola Primária de Kurula, Chefe do Quarterão, Secretário do Bairro, membros da primeira, segunda, terceira e quarta direcção da Escola, antigos professores e alunos, corpo docente, pessoal não-docente, Pais e encarregados de educação, alunos, Irmãs das Comunidades de Nossa Senhora das Vitórias – Maputo e São Francisco de Assis – Namaacha e distintos convidados.

A cerimónia iniciou com a Celebração Eucarística presidida pelo Rev.do Padre Carlos da Cruz Lobo, SCJ. De seguida teve lugar a Abertura solene que constou de seguintes momentos: Mensagem de saudação da Directora da Escola, alocução de abertura proferida pela Irmã Regina Ambrósio Caiato – Superiora Provincial, testemunhos diversos, corte do bolo, almoço, concurso sobre a vida e obra da Irmã Wilson, actividades culturais e torneio de jogos inter-escolares. Os testemunhos obedeceram a seguinte ordem:

  • Irmã Catarina Angelina Paulo – fundadora da Escola e primeira Directora
  • Irmã Arlieta Manuel Nguenha – Directora Administrativa da segunda Direção da Escola
  • Orlando Jorge Benzane – Director Adjunto da Escola
  • Edmilton Mangue – docente
  • Mateus Geraldo Nhaduco – ex-aluno e docente estagiário
  • Rosa Domingos – aluna da 12ª classe
  • Kattleia da Nelba João – aluna da 3ª classe

A Escola Mary Jane Wilson, sem fins lucrativos, de índole religiosa, pretende ser um espaço alternativo de formação e educação integral da pessoa humana.

O Ensino ministrado na Escola Mary Wilson rege-se segundo os Currículos do Ensino Primário e Secundário Geral, do Sistema Nacional de Educação, aprovados pelo Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano.

O Plano de estudo é enriquecido por disciplinas extra-curriculares selecionadas pela Direcção da Escola, inspirado no modelo educativo contido no Ideário das Escolas da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.

Fazemos votos que o ano jubilar 2022/2023 seja ano de graça e de bênção, de grandes realizações e de pequenas metas vividas com audácia, de revisão e reafirmação da própria identidade, de redescoberta e renovação da sua missão especifica, de reinvenção de novas respostas aos desafios emergentes, de mergulho na espiritualidade da sua padroeira que imprime a Instituição o cunho peculiar e inconfundível no ser e no agir quotidiano de todos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem da Escola Mary Wilson.

Irmã Josina Amade
Directora da Escola