Fátima, Centro Paulo VI - 2 a 4 de março de 2025
Sinais de esperança da Vida Consagrada no mundo
No dia 01 de março, um grande número de Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, teve a grande oportunidade de tomar parte no Jubileu Nacional da Vida Consagrada em Fátima, Portugal.
Jubileu, tempo de esperança, tempo de graça dado por Deus. Tempo de visitar os nossos cemitérios e rezar pelos nossos irmãos falecidos.
Tempo de deixar que o perdão tome conta de nós, tempo da redescoberta do irmão, tempo de redescobrir a criação, tempo da libertação de todas as opressões. Tempo de sermos solidários com os que sofrem e de partilhar, de tomar consciência que estamos de passagem. A terra não é nossa, é de Deus.
Depois do Jubileu, as Irmãs participaram também do Encontro Nacional da Vida Consagrada, organizado pela CIRP, no qual refletiram sobre variados temas da atualidade, a fim de serem chamas vivas e sinais de esperança no mundo.
Neste encontro os consagrados foram provocados a permanecer em mudança, para ser sinal de vida nova e a viver:
- O sinal da reconciliação e do perdão;
- O sinal da sinodalidade: conversão e mudança de mentalidade e relações sinodais: todos necessários;
- O sinal de chegar a todas as periferias.
Todos os consagrados receberam grande incentivo e motivação para fazerem do Pai Nosso a sua oração identificadora e programa de vida e seguirem em frente a criar redes, a serem redes, confiando uns nos outros e todos juntos em Deus. Para isso, foi-lhes dada a temática do Papa Francisco na audiência aos participantes no Congresso sobre a comunicação na Igreja: Deixo-vos duas palavras: juntos e rede. Só juntos podemos comunicar a beleza que encontramos: não porque somos competentes, não porque dispomos de mais recursos, mas porque nos amamos uns aos outros. É daí que vem a força para amar até os nossos inimigos, para envolver até aqueles que erraram, para unir o que está dividido, para não desesperar. E para semear esperança. Não vos esqueçais disto: semear esperança. Comunicar é um ato de amor. Só um ato de amor gratuito tece redes de bem. Mas as redes devem ser cuidadas, remendadas, todos os dias. Com paciência e fé!
O Sr. Padre Abílio Pina Ribeiro, organizador do encontro, exortou a Vida Consagrada sobre a ponte dos sete arcos: a experiência de Deus, a vida fraterna em comunidade, a entrega à missão, a formação contínua, espaço pessoal, acompanhamento espiritual e a integração destes seis arcos no projeto pessoal e comunitário para uma vida harmoniosa.
O Sr. Padre Adelino Ascenso, presidente da CIRP, convocou-nos a sermos instrumentos de paz neste mundo, a abrir as portas e a levar Jesus às periferias, como tanto nos pede o Papa Francisco e a responder ao excesso de mal com um excesso de amor. Que este encontro produza bons frutos no coração e na vida de cada participante, na Igreja e no mundo e os faça crescer na configuração com Jesus Cristo.
Ámen.






