Congregação das Irmãs Franciscanas

de Nossa Senhora das Vitórias

NOTÍCIAS

PARTILHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

15 de Janeiro de 2023: Dia de júbilo e gratidão

No Dia 15 de Janeiro de 2023 a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias viveu em Oração, Júbilo e Festa datas muito importantes da nossa Família Religiosa: 139 anos de Fundação da Congregação e abertura das celebrações dos 150 anos de Conversão de Mary Jane Wilson à Igreja Católica.

A Província de Cristo Rei viveu este momento em comunhão com toda a Congregação, em Coimbra, na comunidade de Nossa Senhora das Vitórias, Cruz de Morouços, com a participação de representantes dos vários grupos de Amigos da Irmã Wilson. No dia 14, sábado, pelas 20h30min, tivemos a Vigília de Oração que foi expressão de louvor e ação de graças pela História percorrida e abertura aos desafios do hoje da nossa história. No Domingo, dia 15 o momento alto deste dia foi a celebração da Eucaristia, presida pelo Frei José Pinto OFM, com a participação de outros sacerdotes, muitas Irmãs e Amigos, seguida de um momento de confraternização e convívio, o qual integrou uma mensagem da nossa Superiora Geral, dirigida a toda a Congregação,  através de um vídeo. A nossa Fundadora, Irmã Maria de S. Francisco Wilson, no Céu, continua a ser uma Lâmpada a iluminar as nossas vidas.

Em Timor, as duas comunidades de Baucau: Comunidade S. Francisco de Assis, Vila Nova e Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Aubaca, fizeram a vigília nas suas comunidades com a presença dos Amigos da Irmã Wilson e no dia 15 as duas comunidades celebraram juntas na comunidade de Aubaca com a celebração Eucarística e almoço juntamente com os Amigos da Irmã Wilson.

A comunidade de Santa Clara, Caitehu fez a vigília com as Irmãs noviças. No dia seguinte antes da Eucaristia na capela local, as Irmãs falaram com o sacerdote e apresentaram aos cristãos a celebração do dia. As Irmãs também traduziram as preces para Tetum e foram lidas durante a missa por uma noviça. As Irmãs da comunidade do Seminário, Dili fizeram vigília na comunidade.

A Deus elevamos o nosso hino de Ação de graças por tudo quanto Ele nos permitiu viver e partilhar, e imploramos as suas bênçãos de modo que vivamos este ano jubilar com fé e profundo desejo de conversão.

Venerável Irma Wilson, rogai por nós.